Paróquia de Guabiruba recebe jovens estrangeiros em evento missionário

Missão Dehoniana Juvenil está em sua segunda etapa em 2019

Paróquia de Guabiruba recebe jovens estrangeiros em evento missionário

Missão Dehoniana Juvenil está em sua segunda etapa em 2019

Desde o último sábado, 5, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guabiruba, realiza um evento com missionários da região Sul e também estrangeiros vindos do Paraguai. Os jovens integram a Missão Dehoniana Juvenil (MDJ), projeto da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que está em sua segunda etapa. A missão teve início em 2018 e segue até o ano que vem.

Surgida na Argentina, após a Jornada Mundial da Juventude realizada em Buenos Aires em 1987, a MDJ foi uma forma de dar continuidade ao trabalho missionário. O projeto pastoral se desenvolve em províncias dehonianas em toda a América Latina, e é semelhante ao que o Padre Dehon propôs para a evangelização para e com os jovens.

O secretário da paróquia guabirubense, Marcos Antonio Schweigert, explica que, neste ano, o encontro tem duração de uma semana, com diversas atividades e celebrações. A missão segue até o próximo sábado, 12, quando haverá uma missa de encerramento. No próximo ano, serão duas semanas de encontro para a terceira e última etapa.

Veja também:
“Nossa prioridade em 2019 será a saúde”, diz prefeito em exercício de Brusque

Assistência Social e Habitação: prefeito de Brusque deixou muitas propostas só no papel

Obra de drenagem inacabada prejudica moradores e comerciantes da rodovia Antônio Heil

A cada três anos, a MDJ acontece numa paróquia diferente. Anteriormente, já receberam as atividades as paróquias de Botuverá e Vidal Ramos, assim como outras cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Jovens participam de atividades de formação | Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Divulgação

Segundo Schweigert, neste segundo ano de missão, os objetivos são trabalhos sociais, com crianças, idosos e pessoas que estão adoecidas. Os missionários vêm a Guabiruba para o encontro no início do ano e, depois, desenvolvem as ações em suas cidades de origem. Em 2017, foram realizadas visitas às casas de todas as comunidades pertencentes à paróquia.

Veja também:
Juíza nega direito de resposta a Luciano Hang por matéria publicada pelo jornal O Globo

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Caso de violência doméstica acaba em facada em Blumenau

Na terça-feira, 8, os missionários tiveram um momento de celebração no cemitério da paróquia: “Foi um momento para lembrar dos já falecidos e também de valorização à vida, pois nossa cidade de Guabiruba sofre muito com os suicídios”, diz o secretário.

Cada comunidade missionária é coordenada por um padre responsável que acompanha as ações desenvolvidas.

Em Guabiruba, são dez comunidades: Imaculada Conceição, do bairro Lageado Alto, coordenada pelo padre Carlos Roberto; São Vendelino, no Lageado Baixo, com o padre Miguel; Sagrado Coração de Jesus, na Planície Alta, com o padre Silvano Borba; Nossa Senhora Aparecida, na Guabiruba Sul, com o padre Darlan; Matriz, com o padre Moisés; Imigrantes, com o padre Josimar; Pomerânia, com o padre Marcos; São Cristóvão, no Aymoré, com o padre Arildo; São Pedro e Holstein, com o padre Tomás; e Alsácia e Lorena, com o padre Jairson. A coordenação geral da missão é do padre Sergio Luiz da Costa, de Itajaí.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo