Paróquia de Guabiruba recebe jovens estrangeiros em evento missionário
Missão Dehoniana Juvenil está em sua segunda etapa em 2019
Missão Dehoniana Juvenil está em sua segunda etapa em 2019
Desde o último sábado, 5, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guabiruba, realiza um evento com missionários da região Sul e também estrangeiros vindos do Paraguai. Os jovens integram a Missão Dehoniana Juvenil (MDJ), projeto da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que está em sua segunda etapa. A missão teve início em 2018 e segue até o ano que vem.
Surgida na Argentina, após a Jornada Mundial da Juventude realizada em Buenos Aires em 1987, a MDJ foi uma forma de dar continuidade ao trabalho missionário. O projeto pastoral se desenvolve em províncias dehonianas em toda a América Latina, e é semelhante ao que o Padre Dehon propôs para a evangelização para e com os jovens.
O secretário da paróquia guabirubense, Marcos Antonio Schweigert, explica que, neste ano, o encontro tem duração de uma semana, com diversas atividades e celebrações. A missão segue até o próximo sábado, 12, quando haverá uma missa de encerramento. No próximo ano, serão duas semanas de encontro para a terceira e última etapa.
Veja também:
“Nossa prioridade em 2019 será a saúde”, diz prefeito em exercício de Brusque
Assistência Social e Habitação: prefeito de Brusque deixou muitas propostas só no papel
Obra de drenagem inacabada prejudica moradores e comerciantes da rodovia Antônio Heil
A cada três anos, a MDJ acontece numa paróquia diferente. Anteriormente, já receberam as atividades as paróquias de Botuverá e Vidal Ramos, assim como outras cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Segundo Schweigert, neste segundo ano de missão, os objetivos são trabalhos sociais, com crianças, idosos e pessoas que estão adoecidas. Os missionários vêm a Guabiruba para o encontro no início do ano e, depois, desenvolvem as ações em suas cidades de origem. Em 2017, foram realizadas visitas às casas de todas as comunidades pertencentes à paróquia.
Veja também:
Juíza nega direito de resposta a Luciano Hang por matéria publicada pelo jornal O Globo
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Caso de violência doméstica acaba em facada em Blumenau
Na terça-feira, 8, os missionários tiveram um momento de celebração no cemitério da paróquia: “Foi um momento para lembrar dos já falecidos e também de valorização à vida, pois nossa cidade de Guabiruba sofre muito com os suicídios”, diz o secretário.
Cada comunidade missionária é coordenada por um padre responsável que acompanha as ações desenvolvidas.
Em Guabiruba, são dez comunidades: Imaculada Conceição, do bairro Lageado Alto, coordenada pelo padre Carlos Roberto; São Vendelino, no Lageado Baixo, com o padre Miguel; Sagrado Coração de Jesus, na Planície Alta, com o padre Silvano Borba; Nossa Senhora Aparecida, na Guabiruba Sul, com o padre Darlan; Matriz, com o padre Moisés; Imigrantes, com o padre Josimar; Pomerânia, com o padre Marcos; São Cristóvão, no Aymoré, com o padre Arildo; São Pedro e Holstein, com o padre Tomás; e Alsácia e Lorena, com o padre Jairson. A coordenação geral da missão é do padre Sergio Luiz da Costa, de Itajaí.