Prefeitura de Brusque alerta contribuintes sobre erro de bancos na cobrança de IPTU

Instituições não estão calculando os juros quando o pagamento é feito com atraso

Prefeitura de Brusque alerta contribuintes sobre erro de bancos na cobrança de IPTU

Instituições não estão calculando os juros quando o pagamento é feito com atraso

A Secretaria da Fazenda de Brusque faz um alerta aos contribuintes que realizaram o pagamento do IPTU em cota única após o prazo de vencimento: os bancos que receberam os boletos não fizeram a contabilidade dos juros e, por isso, ainda constam débitos a serem quitados junto ao município.

Conforme explica o diretor-geral da pasta, Guilherme Ouriques, o IPTU em cota única, em 2019, vencia no dia 10 de março. O pagamento nesta modalidade dava direito a 15% de desconto. No entanto, passado o vencimento, o contribuinte paga sem o desconto, assim como incidem multas e juros.

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Porém, segundo Ouriques, os bancos não fizeram essa cobrança de quem pagou após o vencimento, e com isso, apesar do contribuinte achar que o débito está quitado, ainda existem valores em aberto no sistema da Secretaria da Fazenda. Até o momento, foram registrados cerca de 200 casos de pessoas que estão nessa situação.

O diretor-geral explica que, até o ano passado, os bancos não eram obrigados a processar boletos fora do prazo de vencimento, o que mudou este ano, quando passaram a fazê-lo. As instituições, porém, deveriam calcular manualmente a multa e os juros, mas não estão fazendo.

Nesse caso, o banco aceita o pagamento – sem multas e juros -, e quando o valor chega para a prefeitura há um débito parcial em nome do contribuinte, por causa dos juros e multas não cobrados pela instituição financeira.

O que fazer: quem ainda não pagou
A prefeitura orienta o contribuintes que optou pelo pagamento do IPTU em cota única, e que ainda não quitou o boleto, a emitir um novo documento no site. Segundo o governo, esse novo boleto já conterá o valor atualizado do imposto devido, ao contrário do que foi emitido antes do dia 10, sobre o qual ainda é aplicado o desconto de 15%.

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O que fazer: quem já pagou o boleto
O contribuinte que pagaou o boleto fora do prazo e não teve cobradas multas e juros será notificado pela prefeitura, pelos contatos informados no cadastro junto ao setor público, para que possa regularizar o débito, pagando a diferença não cobrada pelo banco.

Ouriques explica que essa regularização é importante porque, enquanto não houver o pagamento integral, continua a incidência de multas e juros, o que elevará a dívida. Além disso, o contribuinte perde o status de “bom pagador”, o qual gera desconto de 5% no IPTU do próximo ano.

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