Os meses da primavera de 2021 serão de chuva abaixo da média na faixa que vai do Extremo Oeste ao Meio Oeste catarinense. Do Planalto ao Litoral, que inclui Brusque região, a precipitação esperada tende a ficar próxima do esperado.
É o que indica a previsão climática, elaborada pelo Fórum Climático, um conjunto de meteorologistas de várias instituições, coordenado pela Epagri, que se reúne mensalmente para discutir a previsão do clima para o próximo trimestre.
O boletim informa que no Oeste persiste a condição de chuva mal distribuída. Já o Leste de SC deve registrar a ocorrência frequente de eventos de precipitação. Especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.
A nota ressalta ainda que eventos localizados, com totais significativos de chuva, podem ocorrer no Oeste e sobretudo, no Litoral, alerta o documento.
Leia também:
–Confira a previsão do tempo para esta semana válida para a região de Brusque
Temperatura na primavera
Com relação à temperatura, a previsão elaborada pelo Fórum Climático mostra que ela fique próxima da média no Litoral e Vale do Itajaí e acima da média do Extremo Oeste ao Meio Oeste do estado durante o próximo trimestre.
Na primavera, sobretudo em outubro, podem ocorrer episódios de frio, com formação de geada e até temperatura próxima de zero, principalmente no Planalto Sul.
Nevoeiros seguirão frequentes até novembro, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer. A área costeira de SC deve ser atingida por nevoeiro marítimos mais densos e persistentes.
O fenômeno La Niña deve persistir até o final de 2021.
Com informações: Epagri/Ciram
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.