botuverá
Imagem regitfada em 7 de agoto na localidade de Areia Alta, em Botuverá/Arquivo: Ciro Groh

Os meses da primavera de 2021 serão de chuva abaixo da média na faixa que vai do Extremo Oeste ao Meio Oeste catarinense. Do Planalto ao Litoral, que inclui Brusque região, a precipitação esperada tende a ficar próxima do esperado.

É o que indica a previsão climática, elaborada pelo Fórum Climático, um conjunto de meteorologistas de várias instituições, coordenado pela Epagri, que se reúne mensalmente para discutir a previsão do clima para o próximo trimestre.

brusque
Imagem registrada em 20 de agosto no bairro Dom Joaquim, em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

O boletim informa que no Oeste persiste a condição de chuva mal distribuída. Já o Leste de SC deve registrar a ocorrência frequente de eventos de precipitação. Especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

A nota ressalta ainda que eventos localizados, com totais significativos de chuva, podem ocorrer no Oeste e sobretudo, no Litoral, alerta o documento.

Leia também:

Confira a previsão do tempo para esta semana válida para a região de Brusque

Temperatura na primavera

brusque
Imagem registrada em 15 de agosto no bairro Rio Branco, em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Com relação à temperatura, a previsão elaborada pelo Fórum Climático mostra que ela fique próxima da média no Litoral e Vale do Itajaí e acima da média do Extremo Oeste ao Meio Oeste do estado durante o próximo trimestre.

Na primavera, sobretudo em outubro, podem ocorrer episódios de frio, com formação de geada e até temperatura próxima de zero, principalmente no Planalto Sul.

vidal ramos
Imagem registrada em 21 de agosto próximo ao Centro de Vidal Ramos/Arquivo: Ciro Groh

Nevoeiros seguirão frequentes até novembro, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer. A área costeira de SC deve ser atingida por nevoeiro marítimos mais densos e persistentes.

O fenômeno La Niña deve persistir até o final de 2021.

Com informações: Epagri/Ciram

vidal ramos
Imagem registrada em 7 de agosto na localidade de Salseiro, em Vidal Ramos/Arquivo: Ciro Groh

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.