Os primeiros 15 dias deste setembro/2017 foram extremamente secos em Brusque. Praticamente não tivemos a presença de chuvas na nossa região, com exceção de alguma garoa bem isolada. Abaixo está a tabela contendo os registros das minhas estações, observem que os campos destinados a ocorrência de precipitação estão vazios, apenas no dia 02/09 tivemos 1 mm, no bairro Centro.

Este cenário de estiagem não se resume apenas a esta primeira quinzena do mês, já vem dos últimos dias de agosto. As últimas chuvas registradas em nosso município que acumularam bons volumem foram observadas por minhas estações em 20/08/2017, quando na ocasião, tivemos valores entre 35 mm e 43 mm. De lá pra cá, o uso do guarda-chuva foi dispensado pelos brusquenses.

Os números acima nos mostram que este setembro/2017 até o momento, está sendo o mais seco desde 2012 em Brusque, ano que os dados do tempo começaram a ser por mim registrados através de equipamentos mais precisos. Como conseqüência desta estiagem, temos o Rio Itajaí Mirim, que nas primeiras horas desta manhã de sábado,16, apresentou 0,98cm, (dados ANA) considerado pela Defesa Civil de nosso município como nível abaixo do normal.

Sem perspectiva de chuva volumosa

E pelo visto, não deveremos ter chuva em bons volumes na nossa região até o final do mês. Segundo dados extraídos junto à Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram, há um sistema de umidade entre SC e o RS, que deve provocar alguma precipitação apenas nas regiões de divisa com o estado Gaúcho entre este sábado e domingo. Já aqui no Vale do Itajaí, somente variação de nuvens nestes dois dias.

Gilsânia faz ainda uma projeção para estes últimos dias de setembro, que não é muito animadora. Entre 20 a 30 de setembro, teremos o predomínio do tempo mais seco em SC. Em torno dos dias 23 e 24/09, a passagem de outro sistema de umidade traz chuva para o estado. Até o momento, não há indicativo de chuva intensa para estes dias. As temperaturas ficam elevadas na maior parte destes dias, especialmente no Oeste, finaliza Gilsânia.