Jonathan Anthony Casagrande (25) é um jovem empresário de Brusque que pensa grande e inova. Formado em comércio exterior, na Univali, a vida e a herança familiar lhe deram novos rumos, guinados pela gastronomia.

Trabalhou com os pais no restaurante Casagrill, na FIP, e é membro associado do Núcleo Jovem da Acibr. Casagrande também é um fomentador da cultura gastronômica local, e acredita no potencial da região, em exclusividade Brusque.

Seu recente grande projeto é a frente do Casarão Garibaldi, que dirige desde o ano passado, operando com alta gastronomia em busca de valorizar a história e cultura local.

Casagrande ainda lidera a equipe de restaurantes participantes do primeiro festival gastronômico Brusquense, o Temperô, que acontece em julho, e reserva muita novidade no setor.

Jonathan com o chef do Casarão Garibaldi, Marlon Curikita
Jonathan com o chef do Casarão Garibaldi, Marlon Curikita

André Groh: Aposta no mercado interno?
Jonathan Anthony Casagrande: Sim, porém apenas inicialmente. Notamos que nesta época o movimento tende a desaquecer com as férias de julho e algumas atrações em cidades vizinhas. Decidimos começar uma mudança gradual com o objetivo de proporcionar mais lazer e boa gastronomia para que cada vez mais pessoas decidam permanecer e visitar nossa cidade. Pensar apenas no mercado interno é muito pouco para o potencial que temos, mas a mudança precisa ser aos poucos e planejada para ser sustentável.

A.G.: O que representa o Casarão Garibaldi?
J.C.: Para mim ele representa uma oportunidade de trazer à Brusque uma nova experiência para os amantes da boa gastronomia. Ele representa também uma mudança no cenário gastronômico da cidade, onde tinha-se a ilusão de que alta gastronomia e bom serviço era encontrado apenas em Balneário Camboriú.

A.G.: Como surgiu a ideia do primeiro festival gastronômico brusquense?
J.C.: A ideia do festival surgiu em um dos nossos primeiros encontros quando estávamos decidindo quais seriam os objetivos e ações do Garni, núcleo de gastronomia de Brusque.

A.G.: O que é o Temperô?
J.C.: Temperô é o primeiro festival gastronômico de Brusque que conta com 11 estabelecimentos, entre bares, cafés e restaurantes oferecendo sua gastronomia a um valor promocional, com o objetivo de proporcionar uma experiência completa à quem decidir sentar-se à mesa conosco. Qualquer um poderá sair de casa com a ideia de que terá o melhor da gastronomia brusquense por R$ 39,90. No período do evento, traremos também workshops que vão desde gastronomia molecular à degustação de vinhos, além de uma apresentação da Chef Paula Labaki, que pra quem não conhece bem, é a criadora das principais provas do MasterChef.

A.G.: Qual a expectativa para o festival?
J.C.: Acredito que ele gerará uma ótima repercussão na região. Estamos com uma equipe fantástica na organização e isso me deixa bem seguro. Nosso objetivo principal é fazer com qualidade aquilo que nos propusemos a fazer proporcionar boas experiências aos clientes que decidirem investir seu tempo em nossos estabelecimentos. Claro que almejamos aumentar o faturamento nesse período também, mas acreditamos que isso é uma consequência do nosso bom trabalho ao logo do tempo.

A.G.: Como o poder público se posiciona em relação ao festival?
J.C.: Ele se mostrou interessado em nossa iniciativa e nos incentivou. Se colocou a disposição para nos ajudar com o que havia de disponível para o momento. Tivemos um surpresa positiva com relação ao apoio oferecido pelas empresas aqui da região, muita gente aposta na ideia e isso nos deixa honrados. Gostaria de deixar um agradecimento especial à diretoria da ACIBr que não mediu esforços para nos ajudar e viabilizar tudo o que fora solicitado por nós.

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Jonathan Casagrande curte:

Na música: Muddy Waters
Na TV: CHEFS TABLE
No Cinema: Poderoso Chefão parte I
Cidade: Brusque
Sugestão do chef: Nossa coxa sobrecoxa de marreeco cofitada guarnecida por polenta cremosa e pomodoro caseiro.
Paixão: Empreender em gastronomia
Viagem marcante: México
Próximo destino: Perú
Inspiração: Gastón Acurio
Hobby: conhecer novos restaurantes
Luxo: domingos de folga
Mania: só falar de trabalho