Nuvens escuras pelos céus de Brusque neste entardecer,10,
Foto: Denise Rodrigues

Ao que tudo indica, o calor seguirá comandando as condições do tempo nos próximos dias em Brusque e em toda SC, com trovoadas de verão ocorrendo no final da tarde de forma isolada como observado hoje em nosso município: Após mais um dia com forte abafamento, com temperaturas máximas na casa dos 34 ºC, o céu escureceu por volta de 17 horas trazendo até medo a muitos brusquenses.

Apesar do cenário assustador, este núcleo de trovoada provocou pouca chuva em Brusque. (Foto: Ciro Groh)

Mas não passou de um susto, as nuvens “pesadas” logo se dissiparam causando apenas chuviscos/chuva fraca em locais isolados. Já o vento teve rajadas até fortes na nossa região, picos de 32,1 km/h no bairro Centro e 31,4 km/h no Rio Branco. Já em Guabiruba, a minha estação fixada no Aymoré registrou 51,2 km/h. Abaixo estão as temperaturas extremas de hoje,10, no Vale do Itajaí Mirim, dados extraídos da minha rede de estações:

Fonte: Ciro Groh

A semana irá terminar sem grandes mudanças no tempo

A seguir trago a previsão do tempo extraída da nota publicada pelo meteorologista Leandro Puchalski:

Novamente nesta sexta-feira teremos um período quente. As temperaturas no termômetro não sobem tanto quanto hoje em muitas cidades, mas ainda sim teremos um dia bem quente. A previsão é de 30 a 32°C boa parte das cidades subindo um pouco mais em algumas cidades do Norte e Vale do Itajaí, que inclui Brusque.

O sol irá aparecer entre nuvens em todas as regiões. Porém, a presença de uma frente fria no mar junto com instabilidades em níveis baixos da atmosfera será a combinação para provocar chuva. Ela continua bem mal distribuída, por áreas, mas novamente presente. Para quem está entre o Litoral e o Planalto, esta chuva é isolada entre aberturas de sol a qualquer hora do dia. No entanto, em menos cidades que entre os turnos da tarde e noite quando teremos um pouco mais de municípios com chuva de verão.

 FIM DE SEMANA

As condições do tempo pouco deverão mudar não só no fim de semana, mas também ao longo da semana que vem. No fim de semana, a previsão continua sendo períodos quentes – o domingo mais que o sábado – com o sol aparecendo entre nuvens e chuva em forma de pancadas. Novamente o período do dia mais propício a instabilidade seguirá sendo “meio/final” da tarde até o início da noite. Chuva de verão por áreas e passageira. Tudo igual.

Por Leandro Puchalski/meteorologista.