Sem obras e explicações, alvará de construção do shopping de Brusque é renovado por mais três anos

Pedido para renovação aconteceu em abril deste ano

Sem obras e explicações, alvará de construção do shopping de Brusque é renovado por mais três anos

Pedido para renovação aconteceu em abril deste ano

Desde o anúncio em abril de 2015, o projeto de construção do novo shopping em Brusque tem sido motivo de várias incertezas. A empresa responsável pelo empreendimento, Sacs Consult, sediada em São Paulo, iniciou o processo de terraplanagem no terreno em frente ao Angeloni. No entanto, o serviço ainda está incompleto e o local encontra-se abandonado.

De acordo com o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), houve um pedido de renovação do alvará de construção no dia 12 de abril deste ano. A renovação foi realizada e o alvará agora tem validade por mais três anos.

Embora ainda existam placas no terreno que indicam a construção do shopping, não há nenhuma atividade em andamento. Vários outdoors com anúncios de diversas empresas foram instalados na área, que agora está tomada pelo mato.

O Município tentou novamente entrar em contato com a Sacs Consult para obter informações sobre o interesse contínuo no empreendimento, mas não obteve sucesso. Os números de telefone fornecidos no site da empresa não foram atendidos.

No site da empresa, o Brusque Shopping Center está entre os empreendimentos em desenvolvimento.

Otávio Timm/O Município

Projeto de anos

O prazo original para a conclusão do shopping era em 2018. No entanto, em 2016, devido à crise financeira e política do país, a empresa anunciou o adiamento da construção. Pouco tempo depois, Sérgio Manzalli, sócio-diretor da empresa, revelou ao jornal O Município que tinha a intenção de iniciar as obras em setembro daquele ano. No entanto, devido a questões burocráticas relacionadas à obtenção de licenças e alvarás, esse plano não se concretizou.

Em outubro de 2018, ano que seria o de inauguração do shopping, a Prefeitura de Brusque ainda aguardava documentos para liberar a construção. A licença ambiental foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em dezembro daquele ano.

Após o início dos trabalhos em janeiro de 2019, a Justiça suspendeu a obra de terraplanagem, atendendo a um pedido liminar urgente do MP-SC.

Em junho daquele ano o órgão pediu a suspensão da obra por mais um ano, para que fosse investigado se existe nascente natural no terreno. No entanto, no mesmo mês a juíza suspendeu a liminar e autorizou a retomada das obras.

Com o retorno dos serviços, a previsão era entregar o shopping até o primeiro semestre de 2021. Em março do ano passado a empresa disse à reportagem que a equipe estava finalizando a terraplanagem e em seguida seria realizada a fundação do terreno. Os próximos passos seriam as instalações da estrutura do shopping e dos pilares, momento em que os trabalhos seriam visíveis ao público.


Assista agora mesmo!

“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo