Trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes de Brusque e região têm reajuste salarial 80% acima da inflação
Aumento para quem recebe o piso é de 7,33%
Aumento para quem recebe o piso é de 7,33%
O Sindicato dos Empregados em Hotéis, Restaurantes e Bares de Brusque e Região (Sethobru) celebrou a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025 que garante o reajuste de 7,33% no piso salarial e 6,5% para quem ganha acima do piso. Os reajustes beneficiam todos os trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes, churrascarias, cafeterias, fast foods, cozinhas industriais e hospitalares, entre outros.
Com o novo reajuste, o piso salarial da categoria foi fixado em R$ 2.125,00 — o maior piso aplicado de forma única em todo o estado de Santa Catarina. Este reajuste representa um aumento real de 80% acima do INPC, que foi de 4,09% no período de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
Trabalhadores que recebem salários superiores ao piso também foram contemplados com um aumento real, fruto da intensa negociação entre o Sethobru e o Sindisol (sindicato patronal).
Os reajustes salariais devem ser aplicados já na folha de pagamento referente a este mês, que é paga no início do mês de janeiro, em todas as cidades que fazem parte da base territorial do Sethobru — Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista.
“Sentimo-nos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido, valorizando essa classe que tanto trabalha para bem atender os setores de turismo e hospitalidade de nossa base de representação”, afirma o presidente do Sethobru, Joci Luís de Souza.
“Essa convenção reafirma nosso empenho em garantir ganhos reais e reconhecimento para os trabalhadores, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, complementa.
Os benefícios conquistados por meio da nova convenção coletiva impactam diretamente trabalhadores de setores variados, como hotéis, restaurantes, bares, cozinhas industriais, lanchonetes, fast foods, e até mesmo profissionais que atuam em navios-hotéis e plataformas. A valorização salarial fortalece não apenas a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também a excelência nos serviços prestados à população e aos turistas que visitam a região.
A partir do próximo pagamento, o reajuste deve ser aplicado aos trabalhadores dos seguintes setores:
• Hotéis, motéis, apart-hotéis, dormitórios, hospedarias, pensões e casas de cômodos;
• Restaurantes, churrascarias, lancherias, lanchonetes e cafeterias;
• Confeitarias, sorveterias, rotisserias, pizzarias e buffets;
• Botequins, bares (incluindo bares dançantes, de vitaminas, boates e casas de chope);
• Pastelarias, salsicharias, casas de sucos e tendinhas;
• Campings, cozinhas industriais e hospitalares;
• Lanchonetes de supermercados, padarias e afins;
• Trabalhadores em navios-hotéis, plataformas e similares.
Com o reajuste de:
• Piso salarial fixado em R$ 2.125,00 (reajuste de 7,33%);
• Aumento de 6,5% para quem recebe acima do piso salarial.
Segundo o presidente do Sethobru, este é mais um ano consecutivo em que o sindicato garante ganhos reais acima da inflação para a categoria.
Leia também:
1. Saiba quem ganhou no sorteio Comprar Aqui dá Sorte em Brusque
2. Confira os vencedores da promoção Natal Premiado, da CDL Guabiruba
3. Desfile do Presépio Vivo celebra chegada do Natal em Guabiruba
4. Luciano Hang se encontra com donos do hit “Descer pra BC”
5. Família procura por homem desaparecido em Canelinha
Ex-presidentes relembram bailes da Sociedade Guabirubense nos anos 70, 80 e 90: