Ir para o conteúdo

Avenida Primeiro de Maio terá espaço para estacionamento após obra de macrodrenagem

Revitalização total da avenida está prevista com conclusão da obra

A avenida Primeiro de Maio passará por revitalização total após a obra de macrodrenagem. A via terá espaço para estacionamento de veículos, entre a Italianinha Pizzaria e Churrascaria e a rua Gustavo Halfpap, trecho de 1 quilômetro.

A implantação do estacionamento atende a uma demanda dos comerciantes. O anúncio foi feito pelo prefeito de Brusque, André Vechi (PL), no evento de 59 anos do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), nesta terça-feira, 3.

“Muitas pessoas que passam pela avenida Primeiro de Maio não conseguem encontrar lugar para estacionar seus carros. Consequentemente, não param na avenida para frequentar o comércio”, afirma.

Como há muitos comércios antigos na avenida, antes do crescimento populacional significativo de Brusque, muitos estabelecimentos não possuem estacionamento próprio. Como não há espaço para a parada de carros na avenida, o comércio acaba sendo prejudicado.

Revitalização total

A prefeitura ainda não definiu a origem do recurso para revitalização total da Primeiro de Maio. O Executivo estuda duas possibilidades de destinação de verbas para o recapeamento.

Está disponível para uso R$ 100 milhões de um financiamento que a prefeitura aderiu junto à Caixa Econômica Federal. O recurso é destinado para substituição de grande parte da malha viária da cidade, e pode servir para recapear a Primeiro de Maio.

Outra possibilidade é revitalizar a avenida com o rendimento do valor da obra de macrodrenagem. Esta é a primeira opção, mas talvez não seja suficiente para bancar o investimento por completo, cabendo ao financiamento da Caixa cobrir o restante.

Macrodrenagem da Primeiro de Maio

A obra de macrodrenagem da avenida Primeiro de Maio visa acabar com um problema histórico. Em períodos chuvosos, os moradores e comerciantes são afetados com alagamentos, em razão da falta de drenagem adequada.

A intervenção na Primeiro de Maio é realizada debaixo do asfalto, com interrupções parciais ou totais no trânsito. Tubos estão sendo implantados. No futuro, ao invés de a água da chuva ficar acumulada sobre a avenida, haverá espaço para extravasar por meio da tubulação subterrânea.

Porém, a obra está atrasada. O atraso ocorre em razão da instabilidade do solo. Frequentemente, são registradas crateras na avenida, já que a terra que sustenta o asfalto “desmancha” em meio à intervenção.