Da Gente, pra gente

Quem é da velha guarda ou se interessa pela cultura local certamente já ouviu falar do radialista Goianinho, que além de locutor, foi compositor de boa música sertaneja. Quem não conhece, terá uma boa oportunidade para, através de uma bela homenagem em forma de canções, saber o que esta figura folclórica representa para Brusque.

Seu filho, o também músico Mimi Reis com sua parceira de palco e vida Bia Barros, armaram uma noite de emoção e clássicos da música sertaneja, criando um clima de total nostalgia, mas também com muita diversão.

“Música da Gente” é o nome do evento, que também era o nome do programa de rádio apresentado por Goianinho durante 30 anos na Rádio Cidade. Nesta sexta-feira, dia 13, as portas do Clube Caça e Tiro Araújo Brusque se abrirão às 20 horas para, logo depois, às 21h, iniciar o primeiro show da noite com a dupla Raiz e Sertão, com repertório de “sertanejo raiz”. Em seguida, Bia Barros, Mimi Reis e banda trazem o “sertanejo romântico” (e quem conhece as peças, sabe que vem junto muitas caras, bocas e coreografias!).

Grandes artistas como Mato Grosso e Matias, Chitãozinho e Xororó, Milionário e Zé Rico, César e Paulinho, entre outros, serão prestigiados nesta noite. Haverá um Buffet de petiscos oferecido pelo Restaurante do Clube Caça e Tiro, já incluso no valor do ingresso, que está sendo vendido pelo telefone (47) 9 9949-6451. Mais informações e contato, pelo evento no Facebook: Noite Música da Gente – Raízes Sertanejas.

O Poeta Caipira

Caipira por natureza, Valdir Reis nasceu em Pinheiral, interior de SC, em 1940. Com 15 anos já cantava e tocava violão, logo em seguida vieram as primeiras composições, escreveu algumas letras de música sozinho e outras com seu parceiro de dupla naquela época, Anésio.

Com a dificuldade de viver da música, trabalhava em uma fábrica de tubos, onde por decorrência de um acidente de trabalho perdeu três dedos da mão esquerda, impossibilitando-o de tocar violão.

Mas sua paixão pela música e pelo verso era muito forte e ele continuou escrevendo e cantando. Compôs dezenas de letras.

Em 1964 Goianinho e Anésio participaram de um Festival de Música na cidade de São João Batista, em que a premiação era a oportunidade para apresentar durante um mês um programa ao vivo na rádio, com duração de uma hora. Ali Goianinho começou a chamar atenção por seu jeito peculiar de fazer rimas de improviso.

Foi convidado a trabalhar na Rádio Araguaia, de Brusque, onde permaneceu por 12 anos. Após isso, aceitou o convite para apresentar o programa “Música da Gente” na Rádio Cidade, às 4 horas da manhã e às 16 horas, trazendo o repertório sertanejo antigo e alegrando as manhãs e fins de tarde de muitos brusquenses com seus versinhos.

Permaneceu na Rádio Cidade por 30 anos, até seu falecimento, em 2011, totalizando 42 anos de rádio, versos e alegrias para os ouvintes.


Lieza Neves
– atriz, escritora, produtora cultural