Imagem desta tarde de quinta-feira,13, em Brusque/bairro Rio Branco: tempo chuvoso em nosso município

O tempo chuvoso presente aqui pelo Vale do Itajaí deve se prolongar até o sábado. Já no domingo, os meteorologistas estão prevendo maiores aberturas de sol na nossa região. Acompanhe os detalhes da previsão na nota emitida pelo profissional Leandro Puchalski:

Um centro de baixa pressão para terminar a semana

A semana termina com a formação de um centro de pressão baixa do ar. Este tipo de sistema meteorológico está associado a uma condição do tempo marcada por nuvens de chuva. Diante disso, a sexta-feira será chuvosa. Até poderemos ter algumas aberturas de sol, mais no Oeste, mas pouca coisa. O predomínio é da nebulosidade que traz chance de chuva a qualquer hora. Chamo atenção de vocês que apesar de não ser a regra, ser a exceção, no processo de formação de uma baixa pressão há chuva forte com trovoadas. Isto deverá ocorrer em poucas áreas, mas faz parte da previsão do dia.

Na noite de sexta para sábado, o sistema mais formado sobre o mar na altura do Paraná já deverá trazer rajadas de vento no Litoral, sobretudo na parte Norte. As temperaturas ficarão amenas ao longo da sexta em todas as regiões.

Fonte: Leandro Puchalski/meteorologista

MUDANÇAS GRADATIVA NO FIM DE SEMANA

Este centro de baixa pressão também ajudará a mudar o tempo no fim de semana. Claro, isso a medida que ele se afastar para o alto mar. Diante disso, temos como previsão um sábado com muitas nuvens e chuva, isoladamente forte, no Sul de Santa Catarina. Nas outras regiões, ainda há chance de chuva, mas intercalando com aberturas de sol. Só destaco que as aberturas são mais na região de Brusque e Norte de SC e que a chance de chuva é mais para a parte da Grande Florianópolis próxima do Sul do Estado.

Perceberam que o sábado é o dia da transição, né? Isso porque será o domingo que deverá ter a presença do sol e o retorno do tempo seco para boa parte das nossas cidades. Até vamos ter aumento de nuvens ao longo do dia, mas a chance disso provocar chuva é mais para quem está próximo do Paraná.

Por Leandro Puchalski/meteorologista