*Assista ao vídeo e confira a galeria de fotos mais adiante

No belo interior de Brusque, a aproximadamente 20 km do Centro da cidade, encontra-se um lugar verdadeiramente encantador, onde a beleza da natureza se mescla ao suave canto dos pássaros e a calmaria que o ambiente acolhedor transmite.

É na rua do Salto, no bairro São João, que a morada do casal Dada, Daniel e Paulina, se esconde, envolta a uma paisagem exuberante. A visita à propriedade é uma verdadeira viagem no tempo, transportando o visitante para uma época peculiar de produção de alimentos.

O Blog do Ciro Groh teve o privilégio de adentrar esse paraíso e registrar o fascinante processo de fabricação do queijo caseiro e da farinha de mandioca, preciosidades transmitidas pela família de geração em geração.

Arquivo: Ciro Groh

Processo do queijo caseiro

Paulina é uma especialista na produção do queijo caseiro, habilidade que aprendeu com seus pais. Ela utiliza técnicas tradicionais e ingredientes cuidadosamente selecionados, alcançando um padrão de alta qualidade.

O processo de fabricação começa com a obtenção do leite fresco e integral, que é aquecido a uma temperatura específica para eliminar possíveis bactérias indesejadas. Em seguida, é adicionado um coagulante natural, como o coalho, para separar o leite em coalhada e soro.

A coalhada é cortada em pequenos pedaços e mexida para liberar o soro restante. Depois disso, é moldada em formas específicas, onde o excesso de umidade é drenado naturalmente por um determinado tempo.

Durante esse processo, Paulina adiciona sal e especiarias para dar sabor ao queijo. Dependendo do tipo que ela produz, o queijo caseiro pode passar por uma fase de cura, onde é deixado em condições controladas de temperatura e umidade. Essa etapa permite o desenvolvimento de sabores e texturas únicas.

Paulina Dada processando o queijo caseiro/Arquivo: Ciro Groh

Processo da farinha de mandioca

Daniel é especializado na fabricação de farinha de mandioca. O processo começa com a colheita da mandioca, seguida pela raspagem e lavagem das raízes. Em seguida, o aipim é ralado, prensado e aquecido nos fornos, resultando em farinha de mandioca de alta qualidade.

Nossa coluna teve a oportunidade de presenciar o engenho em pleno funcionamento, movido pela força da água. Sem dúvida, uma experiência fascinante ver esse procedimento que remete o passado em ação, desde a colheita até a produção final da farinha de alta qualidade.

Daniel Dada junto ao seu engenho de farina de mandioca/Arquivo: Ciro Groh

Matéria prossegue após anúncios

Antes de prosseguirmos com nossa reportagem sobre o casal Dada, gostaríamos de fazer uma breve pausa para reconhecer e agradecer nossos estimados anunciantes. São eles que nos possibilitam manter um elevado padrão editorial, aliado a imagens deslumbrantes.

É com imenso prazer que convidamos você, nosso valoroso leitor, a explorar os banners abaixo e descobrir mais sobre cada patrocinador, seus excepcionais produtos e serviços. Aproveite esta oportunidade para se informar e se conectar com essas incríveis empresas.

E logo após esta breve introdução, retomamos com a empolgante história que vem protagonizar esta edição de hoje, trazendo o vídeo e a galeria de fotos.

Oferecimento:






Leia também:
1. 
GALERIA – Visita a lar de idosos de Brusque gera fotos encantadoras 
2. Fenômeno El Niño: ciclones podem voltar a impactar SC até o fim do ano
3. GALERIA – Ciclistas de Brusque iniciam jornada de 300 km do Caminho da Fé
4. VÍDEO – Como está local que pode ser inundado pela barragem de Botuverá
5. GALERIA – Tarde mais fria do ano produz imagens espetaculares de Brusque


Vídeo

*Autoria: Ciro Groh


Galeria de fotos

*Autoria: Ciro Groh


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK