Vídeo que promete cashback do Procon é golpe, alerta órgão
Imagens foram produzidas com inteligência artificial
Imagens foram produzidas com inteligência artificial
Um golpe com um vídeo feito por inteligência artificial (IA) promete um cashback do Procon. O alerta foi feito nesta semana pelo órgão de Santa Catarina.
Segundo o Procon-SC, o vídeo voltou a circular em janeiro deste ano, mas esse golpe surgiu no início de 2024. O vídeo falso exibe Willian Bonner, apresentador do Jornal Nacional, falando sobre um cashback do Procon. Contudo, a informação é falsa.
Um novo vídeo que circula em redes sociais orienta consumidores a acionarem os Procons para receber cashback (devolução de dinheiro) oriundo de cartões de crédito e de débito.
Além da mentira, golpistas se passam por funcionários do Procon para cobrar uma taxa para a liberação do cashback. O Procon não cobra nenhum valor para atender o consumidor e não realiza qualquer tipo de cashback.
O cashback é uma prática comercial utilizada pelos fornecedores em que parte da quantia gasta em compras é devolvida aos clientes. A devolução pode ser em forma de descontos, outros produtos ou em dinheiro, a depender da política da empresa.
Leia também os destaques da semana:
1. Sem propostas viáveis para terreno, ex-funcionários da Schlösser continuam sem perspectiva de recebimento de indenização
2. “Nem tudo é como nos foi dito”: prefeito de Botuverá relata desafios no início da gestão e detalha prioridades
3. Roubos em Brusque: saiba quais bairros têm mais registros do crime
4. Licitação para permuta do albergue e Centro POP de Brusque fracassa por falta de propostas viáveis
5. Há 95 anos era plantada a popular Figueira do Archer, no Centro de Brusque
– Pontes de Brusque apresentam risco de colapso e prefeitura prepara intervenções
Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: