*Assista ao vídeo da enchente no fim desta edição

Naquela abafada tarde de sábado, em 24 de março de 2001, tudo seguia com normalidade em Vidal Ramos, localizada no Alto Vale do Itajaí. Inicialmente, o tempo seco prevalecia; no entanto, o calor começou a gerar pequenos núcleos de trovoada nos arredores da cidade.

A princípio, parecia ser apenas mais uma daquelas chuvas de verão, caracterizadas por rápidas pancadas; contudo, ninguém suspeitava do que estava prestes a acontecer.

enchente
24 de março de 2001 em Vidal Ramos/Arquivo: João Finck e Cézar Juttel

A enchente destruidora

Com o passar das horas, um intenso temporal trouxe uma quantidade significativa de chuva, causando impactos destruidores nas cabeceiras do rio Itajaí-Mirim. O resultado disso desencadeou uma enchente de proporções extraordinárias.

“Como exemplo ilustrativo, imagine o cenário como se uma grande barragem tivesse rompido, e a água viesse descendo com uma velocidade assustadora, arrastando tudo em seu caminho”, relembra João Dehon Finck, um dos vidalenses que testemunharam esse evento na época.

“Eu acredito que tenha sido a maior enchente já registrada em Vidal Ramos. Pessoalmente, nunca vi algo semelhante em toda a minha vida; assim, aqueles que estavam lá naquele momento sabem o que estou dizendo”, acrescenta Finck.

enchente
24 de março de 2001 em Vidal Ramos/Arquivo: João Finck e Cézar Juttel

Sem enchente em Brusque e região

É importante ressaltar que, naturalmente, essa quantidade substancial de água fluiu para as cidades situadas abaixo de Vidal Ramos, como Botuverá, Brusque e Itajaí. No entanto, nenhum desses municípios enfrentou problemas significativos de enchente.

Isso se deve ao fato de que na ocasião, a tempestade concentrou-se exclusivamente nas áreas montanhosas de Vidal Ramos, mais precisamente na região das cabeceiras do rio.

Portanto, as cidades ao longo do Médio ao Baixo Vale do Itajaí não receberam sequer uma única gota de chuva. Como resultado, o nível do rio estava excepcionalmente baixo quando essa grande quantidade de água começou a descer pelo Vale.


Vídeo após anúncios

Após os anúncios, convidamos você a assistir ao vídeo gentilmente cedido por João Finck, que faz parte do arquivo pessoal de Cézar Juttel. Sem dúvida, esse acontecimento ficou eternizado na história de Vidal Ramos.

Mas antes de prosseguirmos, gostaríamos de expressar nossa gratidão aos anunciantes, que representam os pilares fundamentais que sustentam o alto padrão editorial mantido diariamente pelo Blog do Ciro Groh.

Portanto, neste espaço, dedicamos merecidamente um momento a eles.

Convidamos você, estimado leitor, a explorar mais sobre cada parceiro comercial, seus produtos e serviços, clicando nos banners abaixo.

Sua ação não apenas ampliará seu conhecimento sobre o que os anunciantes oferecem, mas também apoiará nosso trabalho.

Oferecimento:







Leia também:
1.
Calor volta com tudo à região de Brusque no fim de semana
2. Botuveraense de 81 anos realiza sonho no pico do Morro do Barão
3. EXCLUSIVO – Moinho Cuchi revela tradição de 200 anos em Guabiruba


Vídeo da enchente

Como mencionado anteriormente, concluiremos este artigo com imagens impactantes da enchente que assolou Vidal Ramos em março de 2001, revelando a impressionante força da natureza.

Após o vídeo, ofereceremos uma galeria de fotos adicional.

*Autoria: João Finck e Cézar Juttel

Mais fotos

enchente
Arquivo: João Finck e Cézar Juttel
enchente
Arquivo: João Finck e Cézar Juttel
Arquivo: João Finck e Cézar Juttel

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK