Agências dos Correios de Brusque e região atendem aposentados para contestação de descontos indevidos

Iniciativa amplia rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS

Agências dos Correios de Brusque e região atendem aposentados para contestação de descontos indevidos

Iniciativa amplia rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS

As agências dos Correios de Brusque, Guabiruba e Botuverá estão atendendo aposentados para contestar descontos associativos não autorizados em seus benefícios. Agora, é possível consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos diretamente nas agências.

Em Santa Catarina, são 240 agências dos Correios habilitadas para atender os beneficiários em 257 municípios do estado. A parceria com o INSS permite o serviço gratuito em mais de cinco mil agências em todo o país, promovendo inclusão e atendimento humanizado

O serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do órgão. Além disso, fortalece o papel dos Correios como braço do Governo Federal no enfrentamento às fraudes que prejudicam idosos.

“Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

“Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa”.

Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, ações itinerantes e mutirões de atendimento estão sendo planejados, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.

A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento realizado exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.

Nas agências, aposentados e pensionistas podem:

  • Consultar se houve algum desconto em seu benefício
  • Contestar descontos não autorizados
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
  • Analisar documentos enviados por associações
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar o processo pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa de moradores para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.

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