Da dúvida e do rebaixamento com uma sequência de 10 jogos sem vencer em 2022, ao retorno à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2023, o Brusque contrariou as previsões, os indícios, as evidências, e construiu uma verdadeira retomada em seu crescimento e em seu futebol.

O quadricolor foi campeão da Recopa Catarinense pela segunda vez. No Campeonato Catarinense, chegou novamente à final. Durante três décadas, a única decisão da competição havia sido a de 1992. Hoje, das últimas quatro finais, três tiveram a presença do Brusque.

Além disso, até a derrota no jogo de ida da decisão, contra o Criciúma, o quadricolor não havia perdido no Catarinense. Somando com o ano anterior, foram 29 partidas do estadual sem uma derrota sequer. Ser finalista garantiu uma vaga na próxima Copa do Brasil.

Na Série C, o quadricolor não demorou a cumprir seus objetivos. Com arrancadas fantásticas, se classificou à segunda fase e depois conquistou o acesso, com grandes jogos e muita emoção: na fase decisiva, venceu quatro partidas consecutivas: três de virada, sobre São José-RS e Operário-PR, e a outra com 1 a 0 no finalzinho do jogo, sobre o São Bernardo.

E ser vice-campeão do Brasileiro Série C não diminuiu o saldo de 2023. O quadricolor disputou três finais, faturou um título e parte para 2024 com Catarinense, Copa do Brasil e Brasileiro Série B no calendário. O Brusque resgatou esperança e otimismo ao seu torcedor.

O Município traz, pela quinta temporada consecutiva, o Almanaque Bruscão, com diversas estatísticas coletivas e individuais do quadricolor, assim como diversas imagens de partidas disputadas no ano.

Como nas edições anteriores, as fotos são dos fotógrafos Marcio Costódio, para O Município, e Lucas Gabriel Cardoso, do Brusque.

Tópicos:
Placares, campanhas e recordes gerais
Artilharia, partidas, assistências, pênaltis e cartões por jogador
Números de público

Outros almanaques:
2019
2020
2021
2022


Foto de capa: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC


Assista agora mesmo!

Brusquense relata mudanças na rotina familiar após diagnóstico de câncer de mama: