Na imagem acima, temos muito bem representado o cenário do tempo em Brusque neste domingo.

As previsões de um domingo,17, de tempo instável se confirmaram e o sol pouco apareceu em Brusque. Com a nebulosidade presente, as temperaturas não tiveram uma elevação significativa nos picos máximos, chegando na casa dos 27 ºC em nosso município durante esta tarde, com sensação de abafamento. Tivemos ocorrência de chuva isolada no decorrer do dia de fraca intensidade, apenas garoa/chuviscos acumulando assim, baixos volumes nestes locais de ocorrência.

Chuviscos/chuva fraca foram observados em locais isolados de nosso município no dia de hoje.

Abaixo temos os dados das temperaturas extremas registradas neste domingo no Vale do Itajaí Mirim, com informações extraídas da minha rede de estações meteorológicas padronizadas:

Fonte: Ciro Groh

Semana começa com tempo instável em SC

Os primeiros dias desta semana que se inicia ainda serão de tempo instável em SC. É o que nos informa o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. Segundo Martins, a segunda-feira,18, seguirá com pancadas isoladas de chuva pelo estado ao longo do dia. Sensação de ar abafado devido à elevada umidade do ar. Já na terça,19, teremos sol com algumas nuvens em SC. No Litoral e áreas próximas, chuva isolada no início do dia.
Temperatura: em declínio ao entardecer com a chegada de uma massa de ar mais frio ao Sul do Brasil.

Outono deve começar com a ação de uma massa de ar frio em SC

A seguir temos a tendência do tempo para o restante da semana. Destaque para as temperaturas, que estarão em declínio com a chegada da nova estação. Lembrando que os dados são do meteorologista Marcelo Martins:

Quarta e quinta-feira (20 e 21/03):
Tempo: sol entre nuvens e chuva isolada no início do dia nas proximidades do Litoral. 
Temperatura: baixa, devido à massa de ar mais frio no Sul do Brasil.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de março de 2019

No dia 23, a passagem de uma frente fria traz chuva rápida para todas as regiões, seguida de outra massa de ar frio provocando declínio da temperatura a partir do dia 24. Nos dias seguintes, período marcado por chuva bem isolada e mal distribuída no Estado, com entrada de massas de ar frio típicas de outono, favorecendo madrugadas com temperaturas baixas especialmente na região serrana.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)