A segunda metade desta semana marca o equinócio da primavera no Hemisfério Sul do planeta. O fenômeno ocorre na quinta-feira, 22, às 22h04 e nada mais é que a transição entre as estações.

Porém, os efeitos do inverno tendem a continuar mexendo com os termômetros em SC nas primeiras madrugadas da nova estação. Segundo a previsão, uma massa de ar polar deve declinar de forma acentuada as temperaturas no encerramento da semana.

Os detalhes acerca dessa expectativa acima resumida você confere logo após a foto, no boletim emitido ao Blog do Ciro Groh pelo engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho.

brusque
Manhã de quarta-feira começando na presença de garoa em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Boletim

“Eu começo falando desta quarta-feira, que depois da garoa das primeiras horas da manhã, promete condições favoráveis às práticas ao ar livre em boa parte do dia no Vale do Itajaí. Mas é bom ficar atento, pois entre o meio da tarde em direção da noite a chuva volta à região”.

“Hoje não esquenta tanto no Vale, se comparado ao aquecimento da terça-feira, quando as máximas da tarde se aproximaram dos 30ºC. Os picos desta quarta tendem a oscilar 24 a 26ºC no turno vespertino”.

“Na quinta-feira volta a aquecer durante a tarde por toda a região brusquense. Os índices podem novamente beirar os 30ºC. Dificilmente chove nesse dia; maior chance na madrugada, caso venha ocorrer. O frio mais forte chega no decorrer da noite.

Frio a caminho

“O destaque desta nota fica por conta do ingresso de mais uma forte massa de ar polar a SC, que irá impactar os termômetros nas madrugadas no estado no encerramento da semana”.

“São esperadas marcas negativas na Serra catarinense no amanhecer de sexta-feira e do sábado. A expectativa indica ampla formação de geada em cidades como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, além das demais situadas no entorno”.

“No Vale do Itajaí, municípios como Brusque, Guabiruba e Blumenau devem pontuar mínimas entre 6 a 9ºC nas primeiras horas da manhã da sexta e do sábado. Já nos locais de maior altitude do Alto Vale, como em Vidal Ramos e Imbuia, o frio pode se aproximar de 0ºC e não se descarta o risco de geada”.

“Depois da chuva desta quarta-feira, ou talvez, algo bem isolado na quinta, o tempo fica seco no Vale do Itajaí até o domingo, quando pode voltar a chover à noite. Projeção mais avançada indica pouco sol e umidade para o início da próxima semana na região brusquense”.

*Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra

Oferecimento:

Leia também:
Santuário de Azambuja passa por um período de reformas; veja as fotos


O tempo na madrugada

Vamos prosseguir com as informações, destacando agora, o monitoramento do tempo observado junto à rede Groh Estações entre a madrugada e amanhecer desta quarta-feira no Vale do Itajaí.

A tabela exposta abaixo traz o levantamento das temperaturas mínimas conferidas logo após o romper da aurora (em vermelho). Em anexo, veja também onde e quanto choveu (em azul). Os dados correspondem a cada lugar descrito em anexo.

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


Fotos dos leitores

Como é de praxe, ao final de cada matéria você pode acompanhar as belas fotos enviadas pelos colaboradores da coluna. As imagens mostram como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.

Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK