E para facilitar a compreensão sobre a importância da data do nascimento de Jesus Cristo, São Francisco de Assis montou uma representação do acontecimento divino em uma gruta da Itália, no ano de 1223.
A iniciativa do religioso deu origem ao presépio. Isso se tornou um dos maiores símbolos do Natal e passou a ser reproduzido também por cristãos do mundo inteiro.
No Brasil, o registro da montagem do primeiro presépio aconteceu em 1552. Foi por determinação do padre José de Anchieta, que apresentou a cena histórica a índios e colonos.
Segundo o padre, o presépio deveria ser montado no primeiro dia do Advento. Já o dia indicado para a desmontagem é 6 de janeiro, data em que a Igreja Católica celebra a solenidade da Epifania do Senhor.
O clima de Natal em Brusque
Segundo a tradição, cada item do presépio tem uma simbologia própria. Além de Jesus, Maria e José, o Santo Anjo do Senhor é de grande importância. Ele simboliza a aproximação de Deus com os humanos.
Confira no vídeo e na galeria de fotos expostos abaixo, os presépios registrados nas 3 principais paróquias de Brusque: Nossa Senhora de Azambuja, São Luiz Gonzaga e Bom Pastor:
Paróquia de Nossa Senhora de Azambuja
Paróquia Bom Pastor
Paróquia São Luiz Gonzaga
Veja também:
– Confira todo o charme das belas casas antigas da rua Nova Trento, em Brusque
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.