Novembro segue apresentando temperaturas de julho em toda SC, inclusive, trazendo neve inédita para o mês ao estado, fenômeno esse registrado ontem, segunda-feira, 1, na Serra catarinense.

E os termômetros novamente pontuaram mínimas atípicas no estado durante a madrugada e primeiras horas da manhã deste feriado de Finados. O dia amanheceu diante de marcas negativas, observadas em alguns locais do Planalto Sul.

No Vale do Itajaí, o romper da aurora desta quarta-feira, 2, marcou índices se aproximando de 0ºC nos locais de maior altitude da região, a citar, a fria Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, que marcou 3ºC.

brusque
Feriado de Finados amanhecendo com cara de inverno em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Casacos e cachecóis também para os brusquenses que precisaram sair cedo de casa neste feriado. O município mostrou no começo da manhã, uma oscilação de 10 a 12ºC. O menor valor foi de 9,6ºC, pontuado às 6h17 no bairro Tomaz Coelho.

Confira na tabela exibida abaixo o levantamento completo das temperaturas mínimas assinaladas por toda a região de Brusque entre a madrugada e o amanhecer de hoje. Os dados inseridos correspondem a cada local descrito em anexo:

Fonte: Ciro Groh

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


Inverno segue em novembro

Tudo indica que o clima atípico de inverno tende a continuar impactando os termômetros novembro adentro em toda SC. O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, falou a respeito ao Blog do Ciro Groh. O boletim emitido pelo especialista à coluna você confere logo após a foto exposta a seguir.

brusque
Manhã de quarta-feira com tempo seco em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Boletim

“Os catarinenses terão uma sequência de madrugadas geladas nesta arrancada do mês até pelo menos a segunda-feira, 7 de novembro, trazendo nesse período geada à Serra catarinense, com risco também às cidades do Alto Vale do Itajaí”.

“Para o Médio Vale, onde se situam Brusque, Guabiruba e Blumenau, o amanhecer dos próximos dias deve continuar marcando mínimas oscilando de 8 a 10/12ºC. Já nos locais de maior altitude, como em Vidal Ramos, Imbuia e Ituporanga, algo em torno de 2 a 6ºC. Não há aquecimento representativo à vista para as tardes”.

“Com relação à chuva, pouca coisa está projetada à região de Brusque. Os simuladores apontam apenas garoa ou chuva fraca ocasional, caso venha ocorrer, para os dez primeiros dez dias do mês, por conta da umidade vinda do mar”.

**Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra

Oferecimento:

Leia também:
Enchente que matou três pessoas em Brusque completa 61 anos; veja as fotos


Fotos dos leitores

Para finalizar, veja os belos cenários enviados pelos colaboradores deste informativo, mostrando como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:

Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK