Os primeiros 10 dias deste junho de 2020 trouxeram de volta a chuva em Brusque, mudando de forma radical o cenário de escassez de água causado pela estiagem, refletido principalmente no rio Itajaí-Mirim.
Entre o dia 1º e esta quinta-feira, 11, o volume médio de precipitação no município já acumula 122,7 mm no município, sendo que 50 mm deste valor foram registrados nas últimas 72 horas.
Boas notícias nos chegam também do Alto Vale. Meus 2 equipamentos de monitoramento instalados no entorno das cabeceiras do rio Itajaí-Mirim na localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, já mediram índices que chegam aos 83 mm neste mês de junho nos 10 primeiros dias.
Vale observar que em abril, a chuva em Brusque somou 27,3 mm e em maio apenas 9,6 mm. Já Vidal em Ramos, o valor total de abril ficou em 34,3 mm e maio contabilizou 22,9 mm.
Toda essa mudança no padrão das chuvas neste princípio de junho pode ser observada no nível do rio Itajaí-Mirim. Acompanhe abaixo a comparação entre maio e a manhã desta quinta-feira: