Vamos abrir esta edição mostrando o vídeo, que mostra o ciclone bomba atingindo Brusque naquela fatídica tarde de 30 de junho de 2020. Podemos observar a fúria do vento, desde a sua chegada ao município.
Vídeo
Leia também:
– Quinta-feira começa com geada no Vale do Itajaí; frio deve durar pouco
Um evento climático extremo
Esta quinta-feira, 30, portanto, está marcando dois anos da passagem desse evento climático extremo por SC. Aquela tarde de 30 de junho de 2020 entrou para a história dos catarinenses.
Na ocasião, danos severos foram registrados em praticamente todo o estado, originados por ventos de até 130 km/h, velocidade similar a um furacão categoria 1.
Só em Santa Catarina, 11 pessoas morreram em função da tempestade, que atingiu severamente diversas regiões. No ápice do problema, a Celesc registrou 1,5 milhão de unidades consumidoras sem energia elétrica.
O trabalho para recuperar o sistema demorou muito tempo, em função do estrago, considerado o pior da história da empresa.
Imagem de radar
Há dois anos, a imagem do radar da Aeronáutica, atualizada às 15h25 daquela terça-feira, estava então mostrando uma impressionante linha de trovoada cruzando SC, já chegando sobre a região de Brusque nesse horário. O fenômeno está ilustrado na extensa mancha em vermelho da figura do mapa:
A seguir, confira mais algumas fotos registradas em Brusque há dois anos, em 30 de junho de 2020. Podemos observar a fúria do vento atingindo o município com rajadas atingindo quase os 100 km/h, de acordo com a rede Groh Estações.
Oferecimento:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK