Para facilitar a compreensão sobre a importância do nascimento de Jesus Cristo, São Francisco de Assis montou uma representação do acontecimento divino em uma gruta da Itália, no ano de 1223.

A iniciativa do religioso deu origem ao presépio. A partir de então, isso se tornou um dos maiores símbolos do Natal e passou a ser reproduzido também pela fé de cristãos do mundo inteiro.

brusque
Registro feito junto ao Santuário de Azambuja/Arquivo: Ciro Groh

No Brasil, o registro da montagem do primeiro presépio aconteceu em 1552. Foi por iniciativa do padre José de Anchieta, que apresentou a divina cena histórica aos índios e colonos.

Segundo a tradição, o presépio deve ser montado no primeiro dia do Advento. Já o dia indicado para a desmontagem é 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

Presépios de Brusque

brusque
Presépio da Igreja Luterana de Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Com a aproximação do Natal, as paróquias de Brusque, a cada fim de ano, capricham em cada detalhe nessa representação do nascimento do Menino Jesus e o que se vê, é o resultado de muito empenho e dedicação.

Além das imagens expostas no vídeo a seguir, confira também a bela galeria de fotos exibida logo após os anúncios da Unifebe e Prefeitura de Guabiruba, que mostra toda a beleza dos presépios registrados no interior de cada igreja.

Vídeo

Oferecimento:

Leia também:
1.Casal de agricultores comemora boa safra de feijão em Botuverá
2.GALERIA – Veja o que fotografamos em São João Batista


Galeria de fotos

**Paróquia São Luiz Gonzaga (com presépio em processo de montagem)


**Paróquia Bom Pastor


**Paróquia do Santuário de Azambuja


**Paróquia Santa Catarina

 


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK