**Assista ao vídeo e confira a galeria de fotos mais adiante

O frio histórico e marcante trouxe chuva congelada e neve à Serra catarinense no primeiro dia de novembro, sendo este um evento climático nunca antes registrado no Planalto Sul de SC, a considerar a época do ano.

Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim no amanhecer desta quarta-feira/Arquivo: Mycchel Legnaghi

Já no decorrer da madrugada desta quarta-feira, 2, a umidade, que até então ainda impactava as cidades da região, cedeu espaço a um céu estrelado e em consequência disso, potencializando forte geada no decorrer do período.

Em São Joaquim, o feriado de Finados amanheceu com os carros estacionados na rua cobertos por uma grossa camada de gelo, dificultado até mesmo, a abertura da porta devido ao congelamento.

Os campos, por sua vez, começaram o dia pintados de branco diante da cor da geada. Lembrando a típica paisagem invernal da Serra catarinense nos meses de junho, julho e agosto.

Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim no amanhecer desta quarta-feira/Arquivo: Mycchel Legnaghi

No Vale do Caminhos da Neve, localizado a 3 km do centro de São Joaquim, a estação oficial da prefeitura listada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), obteve o registro de -2.2ºC . Houve o significativo congelamento das plantas e da superfície da água.

O caçador de frio, Mycchel Legnaghi, repórter da agência de notícias São Joaquim Online, destacou a façanha de quebrar o gelo em pleno mês de novembro em vídeo. Algo que, nem mesmo ele, chegou a presenciar em mais de 20 anos de monitoramento.

Vídeo

Prejuízos

Apesar de a natureza ter proporcionado um cenário belíssimo e marcante, para a agricultura foi um cenário de terror. Isso devido a muitos pomares, vinhedos e lavouras terem sido atingidos pelo forte pulso de frio atípico. Por consequência, trouxe inumeráveis prejuízos para os produtores da região.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, esse foi o segundo evento de temperatura negativa no mês de novembro em 68 anos de dados do Inmet.

Confira logo após os anúncios da Unifebe e Prefeitura de Guabiruba, que contribuem com este trabalho do Blog do Ciro Groh, as fotos registradas no Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, pelo repórter Mycchel Legnaghi.

Oferecimento:

Leia também:
Novembro deve seguir apresentando frio incomum em SC; confira a previsão


Galeria de fotos

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK