+

Estudantes do Sesi de Brusque conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Torneio abrange escolas públicas e privadas; alunos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze nas etapas nacional e regional

Estudantes do Sesi de Brusque conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Torneio abrange escolas públicas e privadas; alunos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze nas etapas nacional e regional

Os alunos da escola Sesi de Brusque conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na última sexta-feira, 12. A premiação aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os estudantes são Bárbara Siegel Pedrini, com medalha de prata (etapa nacional) e ouro (etapa regional), Manuela Leandro Conceição e Artur Cabral e Silva, com medalhas de bronze (etapa nacional) e prata (etapa regional).

“Não esperava ganhar”

Os jovens, que já haviam vencido a etapa regional, competiram com milhares de alunos de todo o país nesta última etapa que envolveu o Brasil todo. O estudante Artur conta que a vitória foi recebida com uma feliz surpresa.

“Não esperava ganhar, foi muito bom poder participar e ainda receber esse reconhecimento”, completa ele.

Olimpíada

A Olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Podem participar estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ao terceirão do Ensino Médio.

Conforme Louise Caetano, coordenadora de Educação Básica da escola Sesi de Brusque, a participação dos alunos nesses eventos é totalmente voluntária, mas incentivada pela instituição.

“É uma excelente maneira dos estudantes avaliarem seus conhecimentos e nivelarem como estão diante do cenário brasileiro. Esta, em especial, é uma Olimpíada renomada e aguardada ansiosamente pelos alunos”, completa ela.

Objetivo de identificar talentos

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, um dos objetivos da OBMEP é de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Para Silvana Meneghini, gerente executiva regional do Sesi Senai, premiações e eventos como este são oportunidades para jovens estudantes demonstrarem suas habilidades, promoverem o intercâmbio de conhecimentos e se destacarem no cenário nacional.

“Sempre incentivamos os estudantes a participarem. Além de estimular o estudo da matemática, a Olimpíada também contribui para a formação de futuros profissionais e, quem sabe, a descoberta de novos talentos dentro das ciências exatas”, conclui.

Leia também:
1. Inverno sob nova etapa: veja o que muda em Brusque nesta quarta-feira
2. Motociclista é encaminhado ao hospital após bater na traseira de ônibus escolar em Brusque
3. ZAP Denúncia: Procon lança canal direto de denúncia via WhatsApp; saiba como funciona
4. Novo Plano Diretor estipula número máximo de pavimentos em construções de Brusque
5. Novo presidente do Rotary Club de Brusque é empossado


Assista agora mesmo!

Difícil de aprender, cinquì perde popularidade em Botuverá e corre risco de extinção:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo