Fenarreco Love Story: audiopeça inspirada na “festa mais gostosa do Brasil” é lançada nesta sexta-feira
Produção é do Trama Grupo de Teatro
Produção é do Trama Grupo de Teatro
A audiopeça de ficção: Fenarreco Love Story, criada e dirigida pelo artista brusquense Everton Girardi, foi lançada nesta sexta-feira, 18. As sessões gratuitas ocorreram na sala de teatro da Fundação Cultural de Brusque, que estava ambientada a caráter para a ocasião. A ação é uma produção do Trama Grupo de Teatro.
Girardi é o narrador da audiopeça, que resgata passado, tradição, costumes, mas também contrasta a identidade oficial da festa, com a realidade sociocultural contemporânea que caracteriza e transforma a cidade.
Para emprestar voz e interpretação aos marrecos que protagonizam a audiopeça, Everton escalou cinco artistas da região: Antônia Garcia, Emiliano de Souza, Jeferson Luiz Dalmolin, Jenifer Schlindwein e Talita Garcia.
“O conflito da trama reflete as tensões reais que se estabelecem entre a tentativa de preservar a memória coletiva e a invasão de novas correntes de pensamento, trazidas tanto a partir das novas gerações quanto por imigrantes”, adianta o diretor. “Os marrecos iniciam o ensaio em coro, mas logo são tomados pela necessidade de expressar as próprias narrativas e pontos de vista”, acrescenta.
Contemplado pelo Prêmio Wilson Erasmo Quintino dos Santos, o projeto Fenarreco Love Story recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque e com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) no ano de 2024.
Após a estreia, a audiopeça será postada em plataformas digitais como Soundcloud e Spotify. Outra ação do projeto prevê a disponibilização de um livro digital (e-book) gratuito com o texto dramatúrgico de Fenarreco Love Story. Os links de acesso a cada material serão disponibilizados nos perfis do Trama (@tramagrupodeteatro) nas mídias sociais Instagram e Facebook.
Em uma cidade colonizada, um grupo de marrecos ensaia um espetáculo teatral sobre a Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco. A ordem é exaltar as tradições e a cultura alemãs ligadas àquela terra por seus primeiros imigrantes, mas não demora muito até que as tensões contemporâneas fazem eclodir um conflito sem precedentes.
No limite entre a cena e a história real da festa criada na cidade de Brusque, o elenco precisa definir quem conta a história de quem. Da antiga celebração comunitária ao marco dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, quem são os marrecos que vivem a festejar? Ou será que eles festejam para viver?
Ficha técnica
Direção, dramaturgia e concepção criativa: Everton Girardi.
Elenco: Antônia Garcia, Emiliano de Souza, Jeferson Luiz Dalmolin, Jenifer Schlindwein e Talita Garcia.
Trilha sonora original, sonoplastia e mixagem: João Minatti.
Masterização e finalização: Demis Assis Kohler.
Produção executiva e assessoria de imprensa: Talita Garcia.
Projeto gráfico e produção de conteúdos digitais: Eduarda Belém.
Produção: Trama Grupo de Teatro.
Leia também:
1. GALERIA – Céu nublado rouba o brilho da superlua, mas não das fotos noturnas de Brusque
2. Há mais de 40 anos na profissão, pediatra Angela Maria dos Santos Oliveira atende três gerações de crianças em Brusque
3. Morador registra água suja de torneiras no bairro São Pedro, em Brusque
4. Identificado banhista que morreu atropelado por lancha em Balneário Camboriú
5. Último fim de semana da Fenarreco: confira sete coisas para fazer no fim de semana em Brusque e região
Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque: