Fetramesc realiza 1º Congresso em Brusque com dirigentes sindicais de todo Estado
Encontro debate organização e liderança no serviço público municipal e eleição da nova diretoria da Federação
Encontro debate organização e liderança no serviço público municipal e eleição da nova diretoria da Federação
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc) realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, em Brusque, o 1º Congresso da entidade.
Com o tema “Organizar, Liderar e Sonhar: Conectando Visões e Construindo Futuro”, o evento acontecerá no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb) e promete ser um marco na história da federação.
O congresso reunirá cerca de 60 dirigentes de sindicatos filiados à Fetramesc de todas as regiões de Santa Catarina, além de toda a diretoria executiva da entidade. “Este congresso é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com os trabalhadores do serviço público municipal, debatendo estratégias para fortalecer nossa organização e liderança em tempos de desafios”, afirma o presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho.
De acordo com Soares Filho, a escolha do tema do congresso reflete a importância de cada um desses três pilares, organizar, liderar e sonhar, para o sucesso das ações sindicais.
“Antes de qualquer coisa, é preciso organizar, estruturar, planejar e preparar o terreno.
Isso estabelece uma base sólida para qualquer projeto ou iniciativa. Com a organização em prática, entra em cena a liderança, que guia o processo, inspira e direciona as pessoas envolvidas. E, por fim, vem o sonhar, que simboliza a visão de futuro que impulsiona a organização e a liderança. Sonhar é o ideal que todos buscamos alcançar, guiados por uma estrutura organizada e uma liderança efetiva”, explica.
O congresso terá início na quinta-feira, 19, às 13h30, com o credenciamento dos participantes e palestras e oficinas voltadas para a formação e capacitação dos dirigentes sindicais.
Cristyane Peres, supervisora técnica do Dieese/SC, abrirá as atividades com a palestra “Liderar: que liderança somos?”. Em seguida, Paulo Henrique Borba Pereira, assessor técnico da Nova Central Sindical de Trabalhadores Nacional, abordará o tema “Registros de Entidades Sindicais no CNES – Portaria 3.472: regras e modernizações na utilização do sistema”.
Na sexta-feira, 20, a abertura oficial do evento ocorre às 8h30, contando com a presença de João Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Moacyr Auersvald, presidente nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), e Paulo Roberto Eccel, superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.
As palestras da manhã incluirão temas como “Organizar: Onde estamos e para onde vamos no movimento sindical”, ministrada por Moacyr Auersvald, e “Sonhando nossos próprios sonhos – Por um Estado Social e Democrático de Direito e o Marco Regulatório no setor público”, apresentada por João Domingos.
O encerramento do congresso está previsto para o período da tarde. Às 13h30, grupos de trabalho serão organizados para discutir e elaborar propostas de interesse comum, que serão compiladas em um relatório final. “Esse relatório será parte do documento do 1º Congresso da Fetramesc, a ser apresentado em nossa assembleia de dezembro, em Blumenau”, explica Soares Filho.
Paralelamente ao 1º Congresso, ocorrerá na sexta-feira, 20, a eleição da nova diretoria da Fetramesc. Terão direito a voto os delegados dos sindicatos filiados que estejam em dia com suas mensalidades junto à federação, além dos ex-presidentes que já ocuparam cargos na diretoria.
A eleição será coordenada pela Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST-SC), sob a presidência de Izaias Otaviano, que comandará a Comissão Eleitoral. A comissão também contará com a participação de Moacir José Effting e Anibal Boettger como secretários.
Fortalecendo a representatividade sindical
O congresso marca um momento importante para os sindicatos filiados à Fetramesc e para todos os trabalhadores do serviço público municipal de Santa Catarina. “É fundamental mantermos a união e o diálogo aberto, pois só assim conseguiremos avançar nas conquistas para a nossa categoria. Precisamos construir juntos um futuro mais justo e digno para todos os servidores públicos municipais”, conclui o presidente da Federação.
Além de discutir propostas e fortalecer o movimento sindical, o congresso será um espaço para definir os próximos passos da entidade e renovar sua liderança, visando continuar defendendo com vigor os direitos dos trabalhadores do serviço público municipal em Santa Catarina.
Leia também:
1. Superlua transforma a noite de Brusque; confira as fotos do fenômeno
2. Instituto Anjos do Peito recruta voluntários para participar de pedágio em Brusque
3. Havan está entre 150 maiores empresas do Brasil, aponta ranking do Valor Econômico
4. Homem é preso após descumprir medida protetiva de sua irmã em Brusque
5. VÍDEO – Funcionário de farmácia reage a assalto e derruba criminoso com socos em Balneário Camboriú
Fim de show nacional lotou Amarelo Vinte e funcionária teve que ser levada ao hospital: