Fila de espera: mais de 38 mil pacientes são atendidos no último ano em Brusque
Redução é de 86,4% da fila
Redução é de 86,4% da fila
Em agosto de 2023, a fila de espera da Saúde de Brusque contava com 44 mil consultas e exames. Atualmente, restam apenas 5.961. Foram realizados 38.174 atendimentos, uma redução de 86,4% em um ano.
Entre os pacientes, haviam pessoas que esperavam desde os anos de 2020, 2021 e 2022. Em um balanço do período de 1º de agosto de 2023 a 1º de agosto de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou mais de 196 mil consultas e exames.
De acordo com a Prefeitura de Brusque, há um crescimento natural e vegetativo da fila de espera. Além dos quase seis mil pacientes que ainda estão na fila de anos anteriores, mais 30 mil foram inseridos ao longo dos últimos 12 meses.
Esse crescimento da fila está ligado com a ampliação feita na Atenção Básica do município.
“Das 27 UBS que temos, 20 unidades receberam a ampliação de horário, além da inauguração do Pronto Atendimento 24 horas. Isso contribui para que a população tenha mais acesso à saúde, o que reverte em mais pessoas em fila”, explica a secretária de Saúde, Thayse Rosa.
“A gente iniciou com um mutirão de exames laboratoriais, ofertando mais de cinco mil exames. Na ocasião, a espera para o exame laboratorial girava em torno de seis meses. Depois fomos para a área da oftalmologia, que tinha em torno de seis mil pacientes, já aguardando por muitos anos. Esse mutirão ainda está vigente”, complementa.
Para continuar a melhorar o atendimento, a Secretaria de Saúde planeja realizar mais um mutirão, atendendo 14 mil pessoas, com previsão de início para o final de agosto.
Desta vez, as especialidades contempladas serão ortopedia, pediatria, endocrinologia, fonoaudiologia e exames de ultrassom. Além disso, a especialidade de vascular (angiologia) será ofertada em forma de mutirão pelo Hospital Dom Joaquim, que está na fase de contratação médica.
Leia também:
1. Minimercado é aberto dentro de condomínio do programa Minha Casa Minha Vida em Brusque
2. Projeto de lei institui a Semana Farroupilha no calendário oficial de Brusque
3. Conheça rede de apoio para mães que necessitam da doação de leite materno em Brusque
4. Unifebe assume gestão temporária do Centro de Inovação de Brusque
5. Aeroporto de Florianópolis volta a operar normalmente
Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: