Está circulando nas redes sociais, um alerta de ciclone com forte intensidade que poderá atingir SC no próximo final de semana. Como não sou de tirar conclusões baseado apenas em boatos, fui atrás das informações oficiais, extraídas dos profissionais da área de meteorologia.

Veja também:
Nova previsão aponta enfraquecimento de ciclone extratropical em Santa Catarina

Para Ronaldo Coutinho, da Climaterra, os modelos atuais vem mantendo um cenário de preocupação: “Respondendo a todos perguntas sobre o vento; no que vimos até agora, mantém o quadro de ventania no sábado e domingo, mais intenso entre sábado de tarde/noite e madrugada/manhã de domingo, afetará toda SC, especialmente do centro ao litoral, também boa parte do RS e pontos do PR. Este aviso seria dado apenas na quinta de noite ou sexta, mas infelizmente um cliente mandou o zap para outros sem nossa autorização e deu esta confusão toda. Sabemos muito do medo que a população tem de ventania e a variabilidade dos modelos, porém vem mantendo este quadro. Jamais seríamos irresponsáveis em divulgar ao público, um quadro deste sem a confiança da real chance de acontecer. Olhando os modelos, para nós existe esta chance e informaremos dentro do possível esta tendência”, finaliza Coutinho.

Já o meteorologista Leandro Puchalski está mais cauteloso: “O modelo europeu traz isso, outros modelos não acompanham. Divergência de modelo. Quando ocorre desta forma com essa antecedência, só resta acompanhar. Não da pra dizer nada conclusivo. Não é algo comum, por isso é de desconfiar”.

Veja também:
Eleições 2018: Compare o perfil e as propostas dos candidatos à presidência da República

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Motos batem de frente e três ficam feridos, em Blumenau

Consultei também o meteorologista Piter Scheuer, sendo que este profissional prefere aguardar até amanhã, quinta-feira, para informar algo mais conclusivo a respeito deste possível evento climático extremo, mas nos adianta que a ventania, CASO SE CONFIRME ESTA TENDÊNCIA, passará pelo Vale do Itajaí apenas “de raspão”.

Resumindo tudo o que foi dito até o momento, nos resta apenas aguardar e ficar atendo para as notas que os profissionais em meteorologia irão divulgar nos próximos dois/três dias. Não há nada conclusivo e tudo pode mudar até o próximo domingo.