Ir para o conteúdo

Em duelo de invictos, Brusque sai na frente, mas cede empate para Santa Catarina

Águia do Vale buscou reação para evitar derrota para Quadricolor, que saiu na frente com gol de Biel, de pênalti

A sequência de vitórias do Brusque foi interrompida nesta quarta-feira, 21. Após três triunfos em sequência, o Quadricolor empatou em 1 a 1 com o Santa Catarina em duelo de invictos pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense 2026. Biel, de pênalti, abriu o placar, e Brener empatou.

Com 11 pontos, o Brusque lidera o grupo A, enquanto o Santa Catarina, com nove, é o primeiro do grupo B. As duas equipes, porém, podem perder o posto até o fim da rodada.

Santa começa melhor

O Brusque iniciou o jogo com duas mudanças na equipe. Gazão, suspenso, e Clinton, poupado, deram lugares a João Prado e JP Martins, titulares pela primeira vez com a camisa quadricolor. No Santa Catarina, Bruninho e Clebinho, que voltaram de suspensão, retomaram seus postos no time titular, nas vagas de Beto e Renan Nunes.

A primeira etapa foi aberta, com o Santa Catarina tendo mais a posse de bola (54%) e a presença de ataque e também maior número de finalizações (seis a três), principalmente em chutes de média distância.

João Pedro, aos 4, para o Brusque, e Bruninho, aos 8, para o Santa Catarina criaram as primeiras chances em chutes de fora, sem muito perigo. A pressão na bola da Águia do Vale incomodou o Quadricolor no primeiro tempo e, apesar de não ceder muitas chances, o time da casa mais se defendeu do que atacou na primeira meia hora do jogo.

Na velocidade, em algumas ocasiões, o Brusque encontrava saídas. Aos 25, Luizão recebeu nas costas da defesa e finalizou duas vezes, mas ele estava impedido. Aos 29, o Santa conseguiu o primeiro chute na direção do gol. Clebinho ficou com a bola com espaço na entrada da área e chutou forte, mas Nogueira segurou firme. Três minutos depois, após bate-rebate na área, Alex Gonçalves ficou com o rebote e arriscou de fora, exigindo defesa difícil do goleiro quadricolor.

Brusque aproveita falha e sai na frente

Apesar da postura ofensiva do Santa Catarina, o Brusque conseguiu encontrar falhas do time rival para machucar. Aos 36, após Medeiros se esforçar para evitar a saída da bola, JP Martins recebeu e cruzou para Luizão, que apareceu na pequena área para cabecear e acertou a trave.

Logo depois, Medeiros, que já substitui o lesionado Pivô, saiu machucado para a entrada de Alex Paulino, improvisado. O Santa também foi obrigado a mudar, com Zé Leandro dando lugar ao Kauê.

Aos 41, em outra desatenção da defesa do Santa, o Brusque não perdoou. Após saída atrapalhada de Clebinho, JP Martins invadiu a área e foi travado por Kauê. Na sequência, porém, a bola rebateu na mão de um jogador da Águia do Vale e o árbitro marcou pênalti. O capitão Biel, que tem saída encaminhada para depois do Catarinense, foi para a bola e bateu no canto direito para fazer 1 a 0.

Biel (8) celebra o gol de pênalti contra o Santa Catarina
Biel (8) marcou de pênalti o seu segundo gol no Estadual | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Santa busca empate

Os dois times voltaram para o segundo tempo com mudanças. João Prado, amarelado, deu lugar a Clinton no Brusque, enquanto Brener entrou na vaga de Galdino no Santa Catarina.

A iniciativa do jogo na segunda etapa foi do Santa Catarina, principalmente pelo lado direito com Juninho, enquanto o Brusque começou se fechando para tentar aproveitar jogadas de velocidade.

Aos 8, após cruzamento de Juninho, Coruja recebeu na quina da área, limpou para o pé direito e bateu forte, mas por cima. A resposta do Bruscão veio aos 10. Clinton recebeu na área após cobrança de lateral de Raimar, driblou os marcadores e, sem muito ângulo, finalizou, em cima de Marcos. Esta foi a única finalização do Quadricolor até os 39 da segunda etapa.

Mesmo com a presença maior no ataque, o Santa Catarina não tinha muitas oportunidades claras e o Brusque se defendia com eficiência. Aos 28, após cruzamento de Juninho, a defesa cortou parcialmente e Brener chutou no rebote, em cima do goleiro.

Aos 32, o treinador Betinho queimou sua última alteração e, segundos depois, o time conseguiu o gol, em jogada envolvendo jogadores que vieram do banco. Piauí recebeu com espaço pela esquerda, arriscou chute forte e parou em Nogueira. A bola, porém, ficou viva na área e Brener apareceu para encher o pé e empatar em Brusque.

Após o empate, as ações se equilibraram, com o Brusque tomando mais a iniciativa. Aos 39, Alex Paulino arriscou de longe e parou em defesa segura de Marcos.

Aos 46, a bola balançou a rede do Brusque, mas o gol foi anulado por impedimento. Após chute de Clebinho, Nogueira espalmou e Bruninho apareceu para finalizar. Quase em cima da linha, porém, a bola desviou em Pablo, que estava em posição irregular. No fim, a igualdade prevaleceu, e a invencibilidade das duas equipes se manteve.

Sequência

Os jogos da última rodada da primeira fase estão todos marcados para o próximo domingo, 25, às 18h. O Brusque joga no Heriberto Hülse diante do Criciúma, enquanto o Santa Catarina recebe o Avaí, no Alfredo João Krieck, em Rio do Sul.

Brusque 1×1 Santa Catarina

Brusque: Nogueira; Medeiros (Alex Paulino, min. 39/1ºt), Alisson Cassiano, Milhorim, Ryan Santos, Raimar; Bernardo, Biel, João Prado (Clinton, intervalo); JP Martins (João Pedro, min. 18/2ºt), Luizão (Olávio, min. 18/2ºt). Técnico: Higo Magalhães

Santa Catarina: Marcos; Juninho, Adriel, Zé Leandro (Kauê, min. 38/1ºt), Coruja; Galdino (Brener, intervalo), Clebinho, Mendes (Pablo, min. 32/2ºt); Bruninho, Alex Gonçalves (Gui Nascimento, min. 22/2ºt), Renan Henrique (Piauí, min. 22/2ºt). Técnico: Betinho

Gols: 1-0, min. 44/1ºt, Biel (pênalti). 1-1, min. 33/2ºt, Brener

Amarelos: João Prado, Alex Paulino, Raimar, Luizão (BRU); Zé Leandro, Brener, Piauí (SAN)

Arbitragem: William Machado Steffen, auxiliado por Laizi Silva e Felipe Aderaldo da Conceição. Equipe do VAR com Heber Roberto Lopes e Tiago Soares dos Santos

Público: 2.262 torcedores

Renda: R$ 44.155

Saiba em primeira mão tudo o que acontece com o Bruscão no canal de WhatsApp para torcedores

Toque aqui e entre