Jair Bolsonaro tem dificuldades em transferir votos para candidato ao governo de Santa Catarina
Ilustre desconhecido
Jair Bolsonaro está em firme ascendência na intenção de votos em SC, aferiu o Ibope publicado anteontem. O curioso é que ele não transfere votos para seu candidato ao governo do estado, Comandante Moisés. Permanece um ilustre desconhecido.
Veja também:
O que os eleitores de Brusque pensam sobre seus candidatos à presidência
MP do Trabalho processa Luciano Hang após denúncias de coação a funcionários
Operação APP-2 do ICMBio identifica uso ilícito do solo em Guabiruba
Lamento
Percepção de muitos eleitores em SC, principalmente nas pequenas cidades: se o deputado federal Décio Lima não fosse do PT, teria um desempenho muito melhor na disputa para o governo do estado. Sua campanha no rádio e TV foi e é uma das melhores, comunicando-se muito bem, com leveza, carinho e até doçura.
O que falta
Da catarinense de Timbó Rosa Lina Krause, no painel do leitor da Folha de S. Paulo de ontem: “A polarização da política até no Supremo Tribuna Federal demonstra as grandes divergências que o estado político vem provocando no país. O povo está tenso, agressivo na vida diária, no trabalho, no trânsito e até no ambiente familiar. Nenhum político fala de paz, perdão, fraternidade. Está faltando bondade no coração de todos”.
Telhado de cristal
O juiz Irio Grolli, que acusa o deputado e candidato a governador Gelson Merísio (PSD) de ocultar a propriedade de imóveis e empresas, como duas pequenas centrais hidrelétricas que têm incentivos fiscais do Estado, viu seu lustroso currículo virar um borrão de um dia para outro.
Ajuda ou não?
As mídias sociais estão tomadas, por estes dias, por um questionamento: o celular ajuda ou atrapalha nos estudos? Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas alerta para os riscos do uso desenfreado. Em Florianópolis, no Colégio Energia, a tecnologia é enorme aliada. Desde 2016 ele tem uma videoteca online onde as aulas são produzidas digitalmente e podem ser acessadas por smartphone, tablet ou computador. Seus alunos dizem que o uso do celular como complemento das aulas tem facilitado os estudos e permite que eles possam consultar os conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar. O mais importante é saber tirar proveito deles e se regrar quanto ao tempo de uso.
Desprezo
O leitor que constate o fato em sua cidade: que celebração foi realizada, anteontem, pela passagem do Dia Internacional do Idoso? É lamentável, para não dizer criminoso, salvo honrosas exceções, o desprezo de muitos gestores públicos em relação a tão importante e crescente parcela da população.
Respeito
Na Câmara dos Deputados, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) é coordenadora de uma subcomissão que estuda a atualização do texto do Estatuto do Idoso, que tem 15 anos. O grupo, que analisa 134 projetos, deve concluir seus trabalhos em novembro.
Segurança
Como relator, o senador Dário Berger (MDB-SC) emitiu parecer absolutamente favorável em projeto de lei, pronto para votação, que torna obrigatório o uso de detectores de metal e a gravação contínua de imagens em eventos organizados em ginásios e estádios esportivos, como partidas, encontros religiosos e shows de música. A determinação vale para arenas com mais de 10 mil lugares e ginásios com mais de 5 mil. Com todo respeito: esses ginásios e estádios são para lazer ou guerra?
Veja também:
Eleitores podem ser processados por venda de voto, alerta juiz eleitoral
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Oktoberfest Blumenau começa com novidades na organização e no cardápio
Moda
Pesquisa inédita realizada pelo Sebrae-SC, que traça o perfil do consumidor de moda em SC, mostra que influenciadores digitais (38%) e especialistas em moda (37%) são as principais referências quando se trata de tendências no setor. Tal público acompanha fontes especializadas, como blogs e bureau de tendências, vitrines de lojas, televisão, séries e propagandas.
Sombra na praia
O que faltou e ainda falta em relação a Balneário Camboriú – proibir novas construções na orla de sua principal praia e assim evitar sombreamento na areia logo no começo da tarde – agora é proibição em Vila Velha, no Espírito Santo, onde o problema começou a aparecer. Lá, como aqui, o sombreamento causado pelos prédios ao longo da orla vem gerando uma série de impactos ambientais negativos, como a redução da incidência solar direta na areia; desconforto térmico; prejuízo à qualidade sanitária, uma vez que a redução de incidência solar direta propicia a proliferação de fungos, possibilitando a maior transmissão de doenças de pele e respiratórias. Isso tudo sem considerar o prejuízo sobre a beleza cênica da praia.