Para muitos brusquenses que curtem um “friozinho”, este novembro/2017 está sob medida, dias seguidos não tão abafados com madrugadas bem amenas para esta época, até lembrando o outono. Por sinal, este mês está sendo de extremos em nosso município, pois já tivemos recordes de frio e de calor, exemplos disso foram os dias 12 e 16, que registraram 11,6ºC e 38,5ºC respectivamente, dados de minhas estações.

E nesta sexta-feira foi a vez do calor voltar com força, após vários dias com valores máximos não muito expressivos. De 23ºC ontem para 32ºC hoje. Quase 10ºC a mais de um dia para o outro. O sol predominou hoje de forma absoluta pelos céus de nossa região.

Dados extremos de minhas estações nesta sexta:

  • 16,9ºC com 32,9ºC/Aymoré/Guabiruba

  • 16,6ºC com 32,7ºC/Ourinhos/Botuvverá

  • 17,6ºC com 32,3ºC/Rio Branco/Brusque

  • 18,3ºC com 31,0ºC/Centro/Brusque

  • 16,5ºC com 30,8ºC/Santa Luzia/Brusque

  • 15,8ºC com 29,1ºC/Lageado Alto/Guabiruba

Pelo Vale do Itajaí tivemos:

Carlos Grothoff

O tempo no final de semana

Segundo dados extraídos junto a Bianca Souza, técnica em meteorologia, o sábado começa com a presença do sol em todas as regiões. No entanto, diferente da sexta-feira que foi bem ensolarada, vamos ter momentos de maior quantidade de nuvens. Quanto mais para a tarde/noite do sábado, maior será a cobertura das nuvens. Isto ocorre devido um centro de pressão baixa do ar entre Argentina e Paraguai. Lá irão se formar as nuvens que chegam até nós.

Há chance de chuva que no turno da tarde é mais nas cidades próximas do RS, sobretudo as do Oeste. Mais no final do dia, noite para domingo, em todas as regiões. As temperaturas sobem, mas menos do que foi hoje. Máximas entre 26 e 29°C boa parte das cidades.

DOMINGO INSTÁVEL

Bianca nos acrescenta que no domingo as nuvens irão predominar, ainda com chance de chuva, mas especialmente na madrugada e turno da manhã. Ao longo da tarde esta instabilidade vai parando. Vamos ter aberturas de sol no decorrer do dia, só que ele deverá aparecer bem mais no Oeste e menos aqui no Vale do Itajaí. As temperaturas ainda sobem trazendo um comportamento próximo do sábado, ou seja, um certo abafamento.