Protesto: após morte de trabalhador, Blumenau amanhece sem coleta de lixo nesta quarta-feira
Empresa de coleta de lixo reforça em nova nota medidas de saúde e segurança
Empresa de coleta de lixo reforça em nova nota medidas de saúde e segurança
Os funcionários da Racli Limpeza Urbana, responsável pela coleta de lixo urbana de Blumenau, organizaram um protesto na sede da empresa na manhã desta quarta-feira, 11. Os motivos são luto e reivindicação por melhorias e segurança no trabalho. Ezequiel Albino Ramiro, de 27 anos, morreu após ser atingido por um caminhão da coleta de lixo na manhã desta terça-feira, 10, na rua Anna Labes, no bairro Progresso.
O motorista do caminhão relatou ao Corpo de Bombeiros Militar que o veículo subia a rua, quando perdeu força e desceu de ré. Com isso, ele teria direcionado o caminhão para o barranco, onde tombou e esmagou acidentalmente o trabalhador.
A Racli Limpeza Urbana emitiu uma nova nota na manhã desta quarta-feira, 11, e afirmou que está sendo investigada a morte de trabalhador da empresa, em Blumenau. Confira a nota emitida na íntegra ao fim desta matéria.
Em nota, a empresa afirmou que promove a saúde e segurança dos trabalhadores através das Normas Regulamentadoras do Trabalho. A Racli Limpeza Urbana lamentou o ocorrido e confirmaram que está sendo realizada uma investigação para que o acidente não se repita.
O protesto está sendo realizado na sede da empresa, no bairro Salto do Norte, no início do expediente e devem parar o serviço até o final da tarde. Eles buscam reivindicação por melhorias na manutenção dos caminhões e segurança no trabalho, além de expressar o luto pela morte de Ezequiel.
Em contato com o jornal O Município Blumenau, diversos funcionários, que preferiram não se identificar, relataram situações que viveram durante o tempo de trabalho na empresa.
Uma das principais reclamações envolve a falta de manutenção dos caminhões, que estão há mais de cinco anos em uso. “Uma tragédia que já era anunciada, foi algo que poderia ser evitado, mas para eles está tudo bem porque amanhã é outro trabalhando no local”, afirmou um dos funcionários que estava no momento do acidente.
“Não foi dado nem um dia de luto pelo nosso amigo que morreu. Queremos parar em respeito a perda, mas também para procurar por melhorias no trabalho”, completa o trabalhador.
A Racli Limpeza Urbana reforça que promove a saúde e segurança dos trabalhadores através das Normas Regulamentadoras do Trabalho vigentes, como:
A RACLI Limpeza Urbana reitera que está sendo realizada investigação sobre o ocorrido, coletando todas as informações necessárias, para encontrar a causa raiz do acidente evitando que volte a ocorrer, seguindo os ditames da NR-01.
Lamentamos mais uma vez o falecimento de um dos nossos funcionários e reforçamos que estamos à disposição da família e prestando todo o atendimento necessário. E, por prestarmos um trabalho essencial à comunidade, preservamos os envolvidos no acidente, mantendo a prestação de serviço que é tão importante a população.
Agradecemos o empenho de todos os colaboradores neste momento tão doloroso a todos.
Leia também:
1. Brusque entra em clima de verão nesta quarta-feira; veja a previsão de temperatura
2. Mega-Sena 2772: apostador de Brusque acerta a quina e fatura quase R$ 65 mil
3. Prefeitura de São João Batista anula oito concursos públicos; entenda
4. Eleição em Brusque: “Podemos ter VLTs na cidade”, diz Cedenir Simon (PT); veja entrevista
5. Conheça os candidatos a vice-prefeito de Brusque
Kai-Fáh: Luciano Hang foi dono de bar em Brusque, onde conheceu sua esposa: