Saiba como será o desconto aos consumidores após falta de água em Brusque
Projeto de lei que prevê ressarcimento tramita na Câmara em regime de urgência
Projeto de lei que prevê ressarcimento tramita na Câmara em regime de urgência
Tramita na Câmara de Vereadores, em regime de urgência, o projeto que prevê desconto aos consumidores de Brusque que ficaram mais de um dia sem água entre os dias 24 a 30 de abril. O documento deve ser aprovado nas próximas sessões.
O desconto é válido para o período em que foi comprovada a responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) pela falta de abastecimento.
O projeto concede ressarcimento de até 10 metros cúbicos aos consumidores afetados por desabastecimento superior a 24 horas consecutivas, quando a interrupção for decorrente de falha técnica, operacional ou administrativa atribuível ao próprio Samae.
A responsabilidade pelo desabastecimento será definida pela Comissão Julgadora de Primeira Instância (CJDI) da autarquia. A comissão também será responsável por instruir os procedimentos internos para a concessão automática do desconto, normatizando os critérios de aplicabilidade do ressarcimento.
Nos casos em que o ressarcimento for aprovado, o desconto será dado na conta do mês em que aconteceu a falta de água. Esse valor será abatido na fatura do mês seguinte.
“A medida fortalece a relação de confiança entre o usuário e a autarquia, valoriza a transparência administrativa e evita a judicialização de demandas que podem ser resolvidas diretamente pela gestão pública, com base em critérios técnicos”, afirma o prefeito André Vechi (PL) no documento.
Ele acrescenta ainda que, com a aprovação do projeto, o desconto na taxa básica de água será concedido de forma automática sempre que houver desabastecimento superior a 12 horas, desde que haja comprovação da responsabilidade por meio de parecer técnico da CJDI.
“Por fim, a aplicação retroativa ao episódio ocorrido entre os dias 24 e 30 de abril de 2025, demonstra sensibilidade do poder público diante de transtornos já vivenciados pela população, reforçando o compromisso com a qualidade e continuidade dos serviços essenciais”, finaliza o prefeito.
Leia também:
1. Vereador de Brusque solicita ampliação de linhas de ônibus aos finais de semana e feriados
2. Removidas nos anos 60, curvas do rio Itajaí-Mirim podem ser solução para problemas enfrentados por Brusque
3. VÍDEO – Polêmico nas redes sociais, pastor adolescente diz ter sido retirado à força de congresso em Camboriú
4. Botuverá abre inscrições para escolha das realezas da Festa Bergamasca 2025; saiba como participar
5. Paróquia São Luís Gonzaga realiza nova edição do Drive-Thru do Bem em Brusque; saiba quando
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: