Sem representantes de bairros, Conselho do Plano Diretor de São João Batista convoca nova reunião
O objetivo é preencher vagas faltantes para então iniciar a revisão do documento
O objetivo é preencher vagas faltantes para então iniciar a revisão do documento
Na noite de quarta-feira, 29, o Conselho Municipal do Plano Diretor se reuniu na sede da Câmara de Vereadores para a primeira reunião do ano. A intenção era realizar o preenchimento das oito vagas restantes por associações de bairros e outros setores da sociedade civil.
No entanto, a reunião comandada pelo presidente do Conselho, Lincon Davi Reinert, não teve grandes encaminhamentos, pois não houve participação dos representantes das associações de bairros.
Veja também:
Obra na praça Barão de Schneeburg tem previsão de entrega para meados de julho
Grande rede de supermercados negocia para se instalar em Brusque
Escola estadual no Cedrinho está sem atividades em sua quadra há mais de um ano
“A reunião foi bem divulgada, foi colocado em jornais, rádios, vereadores falaram nas sessões da Câmara, mas ninguém quer se dispor a fazer um trabalho voluntário para o município”, lamenta.
Durante a reunião, ficou definido que o Conselho Municipal do Plano Diretor terá como novo gestor Luiz Felipe Vargas. Também serão feitos novamente editais de convocação a todas as associações.
“Se essas associações mandarem alguma indicação será aceita pelo conselho para então entrar em votação, dando posse na reunião seguinte”, explica o presidente.
Entretanto, não havendo a posse ou as indicações por meio das associações, qualquer pessoa do bairro poderá também participar da próxima reunião, apresentar um documento com foto e comprovante de residência, para ser indicada ou se autoindicar e assim ser feita a votação.
“Na próxima reunião fecharemos as vagas faltantes do conselho. Mas, se não tiver o preenchimento, será enviado ao prefeito o comunidade, ele fará o decreto nomeando as pessoas e elas serão convocadas a fazerem parte do conselho”, informa Reinert.
Para o presidente, é de suma importância a participação dos representantes de bairros no conselho, pois juntos, resolverão as situações específicas em cada bairro. “São questões voltadas tanto para a área de construção, como calçadas, passeios, bem-estar e mobilidade urbana. É interesse público”, frisa.
Revisão geral
O objetivo, a partir do preenchimento de vagas é iniciar a revisão do Plano Diretor de São João Batista. O documento foi construído, juntamente com a comunidade, em 2009. Após uma grande intervenção para revisão em 2011, passou-se a utilizar ele como base para as construções no município. Entretanto, conforme estipulado em lei, o documento precisa ser retificado a cada dez anos.
Veja também:
Ex-Barateiro Futsal, Camilinha disputa sua primeira Copa do Mundo nos gramados
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Obras na Humberto de Campos causam novas alterações no trânsito do bairro Velha, em Blumenau
Ao longo dos anos, Reinert explica que já ocorreram algumas alterações esporádicas no Plano Diretor. Mas a última alteração ocorreu em 2016. “Agora precisa ter alterações específicas para a cidade, em relação à construção e situações próprias de loteamentos. Porque já se passaram muitos anos e já existem novas leis que por si só alteram algumas dessas questões”, diz.
O intuito do Conselho Municipal do Plano Diretor é iniciar a revisão ainda no mês de junho. “É algo que levará alguns meses para conclusão, porque terá que ser bem estudado e pensado”, completa.