O termo Detox Digital foi criado para definir um período em que a pessoa reduz ou diminui o uso de dispositivos digitais, como smartphones e computadores. Nesse período o objetivo é limitar o acesso às redes ou mídias sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, entre outras, e com isso minimizar os níveis de stress e ansiedade e interagir mais com o mundo físico que o rodeia.

Mas por que as redes e mídias podem gerar stress e ansiedade?

Considerando que muitas pessoas  hoje tem uma vida em que sua rotina envolve pressões no trabalho, família, estudos, relacionamentos, o excesso de informações gerados nesses ambientes digitais criam uma sensação de que nunca damos conta de ler todas as notícias, ver todas as fotos, assistir a todos os filmes indicados, visitar todos os lugares, e viver a vida feliz que são postadas nas redes.

É inegável os benefícios que os aplicativos apresentam à vida moderna. Facilidades na comunicação e interação com pessoas distantes.

Porém, é preciso rever a quantidade de horas que se usa para responder mensagens, e passar o tempo olhando os stories e notificações que chegam a todo instante.

Desde 2017 tenho praticando um distanciamento das redes. Comecei com o Facebook em novembro de 2017. Só compartilho posts relacionados ao trabalho, como forma de promover as instituições que estou vinculada e para me comunicar com alguns grupos que faço parte.  Depois, em janeiro de 2018, abri uma conta no Instagram. Testei por 10 meses, e percebi que não estava contribuindo como minha gestão de tempo e minha paz. Por isso, desde novembro de 2018 eliminei o aplicativo do meu celular.

O que ganhei com isso: tempo, indiscutivelmente. Passava quase uma hora antes de começar as atividades do dia nas redes. Sem contar a imensa carga de notícias negativas que podem chegar até você, fazendo que seu dia comece com sentimentos de tristeza e revolta.

Além disso, diminuição da ansiedade. Sem saber do que está acontecendo nas redes, você toma conta do que está a sua volta, e isso traz uma sensação muito maior de estar contribuindo para uma vida melhor – para você e para os que te rodeiam.

Um pouco de privacidade também se ganha. Embora, mesmo você não fazendo posts de onde você está, sempre tem algum amigo com o celular para fotografar e marcar você. Mas tudo bem. Isso não me incomoda de forma alguma. Até entendo como uma forma de demonstração moderna de afeto. Desde que não comprometa a segurança pessoal e familiar.

E o que perdi? Nem sei. Alguns amigos me falam que estar nas redes é bom para saber o que está acontecendo no mundo. Bom, as notícias se espalham rápido hoje, e aquilo que é significativo é compartilhado nas rodas de conversas reais. E sempre há meios de verificar os fatos nos jornais.

Se você achar que não consegue fazer um Detox Digital, a recomendação que deixo é que você tente iniciar seu dia fazendo uma oração, ou meditação, ou ter um pensamento de agradecimento, antes de mergulhar nas redes. Isso vai ajudar a acalmar os pensamentos e a diminuir a ansiedade, fazendo com que o tempo seja muito mais produtivo e prazeroso.


Clicia Helena Zimmermann
– professora