Última missa jovem de 2024 em Brusque será na Arena Multiuso

Celebração acontece na sexta-feira, 6

Última missa jovem de 2024 em Brusque será na Arena Multiuso

Celebração acontece na sexta-feira, 6

A Paróquia São Luís Gonzaga, através do Setor Juventude, promove nesta sexta-feira, 6, a última edição da missa com os jovens de 2024. Como forma de encerrar o ano de maneira especial, a celebração será na Arena Multiuso, a partir das 22h, com a oração do terço, seguido da santa missa, às 22h30.

“Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês os arredores da igreja matriz são tomados por um número significativo de jovens que se encontram e fazem fila para participarem de um grande evento. Muitos perguntam: é uma festa? E se surpreendem quando descobrem que é uma missa. Sim, estes jovens se reúnem em uma noite de sexta-feira, permanecendo até a madrugada em uma igreja para rezar e viverem sua fé”, conta o vigário da Paróquia São Luís Gonzaga e orientador do Setor Juventude, padre Rodrigo Tascheck.

A missa com os jovens em Brusque já existe há 11 anos, desde a Jornada Mundial da Juventude que aconteceu no Brasil, com a presença do Papa Francisco. Mas foi em 2023 que ela tomou uma proporção significativa, tendo participantes de diferentes cidades de Santa Catarina e Paraná. “Naquele contexto os jovens foram convidados a fazer uma restauração da sua própria casa interior e em cada missa era ‘reformado’ um cômodo da casa, refletindo e rezando por diversas realidades da vida dos jovens”, lembra o vigário.

Trilha do Coração de Jesus

Padre Rodrigo explica que o projeto do Setor Juventude para 2024 foi percorrer a grande “Trilha do Coração de Jesus”, segundo o carisma Dehoniano “Amar e reparar”. Em cada mês, os jovens são convidados a subir um monte bíblico e refletir sobre a mensagem que a passagem traz.

“Os jovens que estão trilhando essa jornada até o céu são convidados a viverem três grandes momentos nessa missa: encontro, sustento e descanso. O encontro com os amigos da caminhada, com Nossa Senhora pela recitação do terço antes da missa e com o Coração de Jesus na Eucaristia. O sustento através da palavra de Deus e da pregação voltada para a juventude e a comunhão. E o descanso na adoração ao Santíssimo Sacramento que passa no meio dos jovens e entra em uma tenda onde toda a Igreja faz um grande silêncio na presença do Senhor. Sim, mais de 2 mil jovens na madrugada adorando o Senhor no Silêncio”, ressaltou.

Ele completa que, durante a trilha, a juventude conta com a intercessão de padroeiros, que percorreram este caminho e chegaram até o céu, que é o ponto de chegada almejado por todos. São eles: São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude, São João Paulo II, papa da Juventude e o beato Carlo Acutis, o anjo da juventude.

“Em maio, pela ocasião de nascimento do beato Carlo Acutis, realizamos a missa na Arena Multiuso, com mais de 4,5 mil pessoas lotando o espaço. Um dos maiores sonhos de Carlo era ver uma igreja repleta de jovens louvando e bendizendo a Deus, como ele via nos estádios de futebol. E esse sonho, graças a Deus e a fidelidade dos jovens, conseguimos torná-lo realidade”, pontuou o vigário.

Igreja jovem

A participação dos jovens na Igreja não se limita só a esta missa, muitos estão inseridos e envolvidos com diversas pastorais e movimentos, se fazendo presentes e engajados em suas paróquias e comunidades. Muitos testemunhos são de jovens que antes estavam afastados, em outros caminhos e que retornaram à igreja participando das celebrações.

“Muitos convidam seus amigos que estão afastados e até mesmo que professam outra fé a viver esta experiência. Há relatos de jovens que estão evangelizando e trazendo seus pais para a Igreja”, compartilhou padre Rodrigo.

Padre Rodrigo ainda fala da vontade da juventude de buscar a verdade e de vivenciar a fé nos dias de hoje.

“Tudo isso comprova que o jovem não está perdido, mas está em busca da verdade. Há uma geração sedenta de Deus que abraça a fé com garra e coragem. Jovens que são capazes de mostrar que eles podem fazer muito mais do que só puxar bancos nas festas de igreja. A juventude consciente de sua fé está testemunhando para o mundo que não são somente o futuro da Igreja, mas já são o presente”, finalizou.

Leia também:

1. Futuro da Villa Quisisana: herdeiro planeja doar casarão histórico de Brusque
2. Parque Zoobotânico, em Brusque, realizará atividade especial de Natal com visita do Papai Noel
3. Empresária brusquense morre no hospital após grave acidente na rodovia Ivo Silveira
4. Pittol elabora plano de demolição para loja destruída por incêndio em Brusque
5. Câmara de Brusque revoga doação de terreno à empresa Arga


Assista agora mesmo!

O Fusca que transformou a vida de Godofredo, o primeiro delegado da história de Guabiruba:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo