VÍDEO – Conheça família que colhe três toneladas de Pitaya anualmente em Gaspar
Plantação está localizada no Belchior Alto
Plantação está localizada no Belchior Alto
Poucos sabem, mas na cidade de Gaspar uma família se dedica à produção de Pitaya, uma fruta de sabor peculiar e inúmeros benefícios para a saúde. O casal Eleotério e Jandira Theiss, com sua filha Leila, são responsáveis por uma colheita de aproximadamente 3 toneladas de Pitaya anualmente. Todas as etapas do cultivo: plantio, podas, polinização (quando necessário), colheita e comercialização são realizados pela família.
“Nossa rotina começa muito cedo, às 5h. Meu pai e minha mãe vão para a roça e às 10h meu pai toma um banho, se arruma e sai de bicicleta até o ponto de ônibus para ir trabalhar na Cremer em Blumenau. Retorna à noite e ele e minha mãe voltam para a plantação. Na maioria dos dias vão dormir 1h da manhã”, conta Leila Theiss, filha do casal.
Para Eleotério e Jandira, a plantação de Pitaya é um sonho realizado. “Para mim, não é trabalho, é um sonho, é o que eu gosto de fazer e quero fazer durante muito tempo”, afirma Eleotério.
A pitaya produzida pela família Theiss, é totalmente orgânica. Ao visitar a propriedade, os visitantes têm a oportunidade de degustar a fruta e todos os pratos que podem ser feitos com ela, como pão, bolo, geleia, sagu, mousse e muito mais. O local fica na Rua João Theiss, 1950, no Belchior Alto. Os telefones para contato são: (47) 3516-0694 e (47) 98424-0672.
A Pitaya, também conhecida como fruta do dragão, é uma fruta exótica e deliciosa que cresce em várias espécies de cactos. Originária da América Central, a Pitaya é amplamente consumida em todo o mundo devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde.
Ver essa foto no Instagram
Existem três variações de cor da fruta: a Pitaya vermelha, que tem cor rosa-roxa por dentro e por fora; a Pitaya amarela, que possui casca amarela e é branca por dentro; e a Pitaya branca, que tem a casca rosa e é branca por dentro. A cor da polpa da Pitaya varia de acordo com a quantidade de antioxidantes, sendo que a Pitaya vermelha contém maior quantidade de antioxidantes que as outras variações.
Os benefícios da Pitaya para a saúde são diversos como: previne o envelhecimento, protege as celular do corpo, fortalece os ossos, melhora o sistema imunológico, entre outros.
Leia também:
1. VÍDEO – Guarda de Trânsito atualiza informações sobre tombamento de container em Brusque
2. Sem refresco: onda de calor fará Brusque encostar nos 40°C ainda neste verão
3. Carreta com container tomba e interdita rua em Brusque
4. Mais de 200 jovens e adultos concluem os estudos em Brusque em 2024
5. Obra de telhado da Arena Brusque é cancelada após suspensão de repasse do governo estadual
Fim de show nacional lotou Amarelo Vinte e funcionária teve que ser levada ao hospital: