Após quase um mês de estiagem, a volta das chuvas na região de Brusque ainda não trouxe o acréscimo esperado ao nível do Itajaí Mirim, que continua abaixo do normal, passou de 84 cm para 90 cm na noite desta quarta-feira,25, dados da Agência Nacional de Águas (ANA), aumento de apenas 6 cm. Com um metro, estaria já dentro do tolerável. Os volumes acumulados de precipitação das últimas horas foram baixos em nosso município, variando marcas entre 4 mm a 6 mm.
Já no Alto Vale, nas áreas onde se situam as nascentes do Itajaí Mirim, os acumulados foram ainda mais baixos, tivemos apenas 1,8 mm na Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos e 3,3 mm em Presidente Nereu, localidade de Tirivas, dados extraídos das minhas estações. Acompanhe abaixo, os totais acumulados de chuva desta quarta-feira em cada uma das minhas nove estações, fixadas nos municípios descritos em anexo:
Como podemos observar nos números acima, a chuva veio de forma tímida, serviu apenas para molhar a vegetação e melhorar a qualidade do ar. E a previsão para a quinta-feira indica a continuidade da estiagem no Vale do Itajaí, segundo nos informa Bianca Souza, técnica em meteorologia:
CHUVA DIMINUI NO DECORRER DA QUINTA-FEIRA
Na quinta-feira teremos muitas nuvens sobre Santa Catarina, sendo que na madrugada e período da manhã ainda pode chover forte de forma pontual em áreas da Grande Florianópolis e Sul do estado. Ao longo do dia as nuvens vão se afastando de SC, diminuindo cada vez mais a chance de chuva e já permitindo bons períodos de melhoria . Por conta da nebulosidade, as temperaturas ainda vão estar amenas em boa parte das cidades, mas já se aproximando dos 20°C em cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.
Por: Bianca Souza – Técnica em Meteorologia
Fonte: Ciram