Com Isabel R. Almeida

Nova Trento tem uma sorveteria à altura das gelaterias italianas desde o último março. A Vigolana Gelateria traz o nome que parece ter referência ao próprio bairro, Vígolo, o mais turístico da cidade, e está numa casa de madeira às margens da rua Madre Paulina, principal acesso ao Santuário de Santa Paulina.

Em proposta inédita para a região turística, a família que administra a Vigolana conta que os gelatos são produzidos a base de nata, frutas e oleaginosas de forma natural, sem o uso de corantes, saborizantes artificiais e gordura hidrogenada. À frente do negócio está Emílio Gabriel Bonecher Masera, junto com seus pais, Suzana Bonecher Masera e Rosildo Masera. 

Vigolana fica mais interessante quando conhecemos o histórico da família que fundou a operação. A relação dos Masera com sorvete teve início em 1992, quando Maria de Lurdes Masera, avó de Emílio, abriu sua primeira venda de sorvetes nos arredores da Igreja Santa Paulina, obra que pertence ao Santuário Santa Paulina, um dos templos religiosos mais importantes do país. 

“Minha avó vendeu sorvete por muitos anos. Ela participou das primeiras edições da Incanto Trentino vendendo sorvete também. Por volta de 2010, ela me pediu para ajudar na venda, eu tinha dez anos, comecei aprender a trabalhar e ganhar um dinheirinho”, conta Emilio Gabriel Bonecher Masera.

Banca de sorvetes de Maria de Lurdes Masera atendeu fiéis no Santuário de Santa Paulina desde os anos 1990. Foto Divulgação

Após o falecimento de Maria Lourdes, a sorveteria de sua avó ficou aos cuidados das tias de Emilio. Anos depois, em 2022, o empresário conta que teve a oportunidade de adquirir o primeiro maquinário de sorvete. Após dois meses de estudo em São Paulo, no final de 2022, Emilio começou a produzir gelato por encomenda. 

“Tínhamos uma máquina produtora nacional e logo conseguimos comprar uma pasteurizadora devido ao aumento da produção, então em março de 2023, abrimos nosso espaço físico e foi uma loucura. Vieram muitas pessoas na inauguração e junto a isso, um dia depois me mudei para a Alemanha, porque recebi uma proposta para trabalhar no laboratório de gelataria Zambon Gelato, uma sorveteria familiar de sorvete artesanal”, relembra Emilio. 

Arquitetura é inspirada nas casas típicas dos alpes na região de Trento, na Itália. Fotos Divulgação

Embora a formação de Emilio tenha ocorrido na Alemanha, a metodologia aplicada na produção do gelato é a legítima italiana. E apesar de jovem, a popularidade da gelateria tem crescido rápido. Na última edição da Incanto Trentino, a festa das tradições Trentino-Italianas de Nova Trento, a fila para ter acesso a Vigolana tinha espera superior a 1h. 

Em poucos meses de existência, a Vigolana já tem seus best-sellers, na opinião do blog. Frutti Rossi al Latte (frutas vermelhas ao leite), Fragole (morango) e Pistache – que é feito com a própria semente triturada para formar a pasta e extrair seu óleo.

À frente do negócio está Emílio Gabriel Bonecher Masera, junto com seus pais, Suzana Bonecher Masera e Rosildo Masera. Fotos Divulgação
À frente do negócio está Emílio Gabriel Bonecher Masera, junto com seus pais, Suzana Bonecher Masera e Rosildo Masera. Fotos Divulgação

Serviço
O quê: Vigolana Gelateria
Onde: rua Madre Paulina, 1100, Vigolo, Nova Trento – SC
Atendimento: quarta a sexta-feira, das 14h às 20h. Finais de semana das 12h às 20h.