Dezembro Vermelho: Secretaria de Saúde de Brusque realiza ação de conscientização sobre HIV
Foram distribuídos diversos materiais informativos e de prevenção
Foram distribuídos diversos materiais informativos e de prevenção
Nesta sexta-feira, 13, a Secretaria de Saúde de Brusque realizou uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV e a Aids. A atividade aconteceu no Centro e teve como objetivo reforçar a conscientização sobre o HIV, além de promover o acesso à prevenção e à informação.
Durante a ação, a equipe de saúde entregou preservativos masculinos e femininos, autotestes de HIV e panfletos informativos sobre a doença. A ação também foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas da população e falar sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.
A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Assistência Especializada de Brusque (SAE), um espaço de atendimento a pacientes com HIV/Aids, hepatites virais, tuberculose, hanseníase e na vigilância da sífilis.
O serviço também realiza ações de promoção à saúde, prevenção, vigilância e matriciamento. Atualmente, o SAE acompanha 1.126 pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo 909 residentes em Brusque. Somente em 2024, 49 novos diagnósticos foram registrados na cidade. Além disso, mais de 300 pacientes já utilizam a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), uma estratégia eficaz na prevenção do HIV.
Além de conscientizar para prevenção e direitos, o Dezembro Vermelho é também um momento para combater o preconceito e a desinformação, incentivando o diálogo e o cuidado com a saúde sexual.
Em novembro, o município recebeu o selo de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, indicando que Brusque atingiu critérios rigorosos para prevenir a transmissão do vírus de mães para filhos durante a gestação, parto ou amamentação.
A diretora de Vigilância em Saúde, Caroline Maçaneiro, destaca que cada profissional conta um leque de atribuições. “Nosso serviço vai muito além de fornecer medicamentos e consultas médicas. Além da assistência, faz parte das atribuições dos profissionais ações de promoção e prevenção”. Aos interessados em fazer o teste, basta procurar a Unidade de Saúde no bairro em que reside.
Leia também:
1. Presidência da Câmara de Brusque segue indefinida e disputa entre dois da base não é descartada
2. Erosão na Beira Rio pode repetir danos em calçadas e solução passa por revegetação das margens
3. Estádio Augusto Bauer recebe primeiros shows após reforma
4. Justiça condena grupo por série de furtos em caixas eletrônicos de Brusque
5. Carta de Brusque ao Papai Noel: descubra o que a cidade pediria ao bom velhinho
Cemitério de Guabiruba é abandonado após sepultamento de vítimas de doenças contagiosas: