Edição de 2024 da Fenarreco conquista selo de evento “Carbono Neutro”; entenda como funciona o processo de certificação

Quantificação das emissões de CO₂ ocorreu por meio de diversos parâmetros durante a festa

Edição de 2024 da Fenarreco conquista selo de evento “Carbono Neutro”; entenda como funciona o processo de certificação

Quantificação das emissões de CO₂ ocorreu por meio de diversos parâmetros durante a festa

A 37ª edição da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), realizada entre 10 e 20 de outubro de 2024, conquistou o selo “Carbono Neutro”. O título foi alcançado por meio de um processo de medição e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o apoio da empresa brusquense Neutraliza, especializada em sustentabilidade. Outra parceria foi com a Veolia, responsável pela coleta e pelo descarte dos resíduos.

A certificação, que é dada pela própria Neutraliza, reconhece ações concretas implementadas, que vão além da preservação ambiental e que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Fenarreco é um exemplo regional de como é possível realizar eventos de grande porte com responsabilidade ambiental, gerando benefícios diretos para o meio ambiente e para a comunidade”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky.

As árvores serão plantadas em um local seguro, onde permanecerão por no mínimo 20 anos.

Medindo o impacto ambiental

Com base na metodologia do GHG Protocol, a quantificação das emissões na Fenarreco considerou o consumo de energia elétrica, os impactos gerados pelo deslocamento das bandas, o uso de gás de cozinha e o manejo de resíduos.

Foram contabilizadas as emissões de diferentes fontes em escopos específicos: energia (0,1%), deslocamento das bandas (13,5%), gás de cozinha (18,7%) e resíduos, responsáveis por 67,5% das emissões totais.

O total de emissões geradas pelo evento foi de 16.960 toneladas de CO₂, com 2.577 toneladas de emissões evitadas por meio da reciclagem de resíduos. Para compensar o impacto, a Neutraliza implementou o plantio de 98 árvores nativas, encerrando a festa com a certificação de “Carbono Neutro”.

“Esse projeto representa uma contribuição direta para a construção de um futuro mais sustentável. Buscamos firmar um compromisso contínuo com ações que possam ser exemplo para outros eventos, levando em consideração a importância de medir e compensar as emissões de carbono. A cada ano, desejamos reforçar nosso papel em prol de um mundo melhor e mais sustentável, impactando positivamente o presente e o futuro de nossa comunidade”, destaca o secretário.

Leia também:

1. Mais de quatro mil unidades consumidoras de Brusque estão sem energia nesta terça-feira
2. Tempo não deve se firmar em Brusque tão cedo; veja a previsão até sexta-feira
3. Motorista é preso por tráfico de drogas no Santa Terezinha, em Brusque
4. Professora de Ensino Superior de Brusque fala sobre o orgulho de ensinar e formar futuros profissionais
5. Brusque trabalha para sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina em 2027


Assista agora mesmo!

Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo