Família de Brusque cria vaquinha para compra de medicamento de menino de 2 anos infectado com citomegalovírus
O pequeno Vicente Gabriel Baldo já realizou dois transplantes de fígado
O pequeno Vicente Gabriel Baldo já realizou dois transplantes de fígado
A família do pequeno Vicente Gabriel Baldo, de 2 anos, criou uma vaquinha para custear a compra do medicamento valganciclovir, que irá tratar de infecção causada pelo citomegalovírus (CMV). A meta da vaquinha é R$ 35 mil e o valor será usado para a compra de duas caixas do remédio.
De acordo com os laudos médicos, Vicente realizou dois transplantes de fígado, nos dias 15 e 18 de fevereiro de 2023. Após as operações, o menino foi infectado pelo vírus.
Atualmente o garoto está com a imunidade baixa, com risco de rejeição do órgão transplantado. O medicamento, de uso oral, é indicado duas vezes por dia, durante 100 dias.
Morando em Brusque, a família vai até o Hospital Santo Antônio da Criança, em Porto Alegre (RS), para realizar serviços de gastropediatria.
A família solicitou à Prefeitura de Brusque o medicamento, porém, a Secretaria de Saúde informou que o remédio não está padronizado pelos programas do Ministério da Saúde e que, por ser de alto custo, seu fornecimento cabe ao estado de Santa Catarina.
Após ter conhecimento disso, a mãe de Vicente, Joice Karina Babinski, procurou a Secretaria de Saúde do estado de Santa Catarina para obter o medicamento. Ao jornal O Município, ele enviou um ofício da secretaria retornando o pedido.
É dito no documento que o medicamento não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que contempla os remédios e insumos disponíveis no SUS.
Para doar, basta acessar o site Vakinha, onde Joice criou a ação. Também é possível doar pela chave Pix (e-mail): [email protected].
Leia também:
1. Mais de 30% das moradias de Brusque são alugadas, aponta Censo 2022
2. Apresentação do Atitude 67 marca retorno de shows nacionais ao Augusto Bauer
3. Zoobotânico de Brusque recebe veado albino e se torna único do Brasil a abrigar animal
4. Empresário brusquense Henning Jönk morre aos 91 anos
5. Marco para a região: saiba como foi a formatura da primeira turma de Medicina da Unifebe
Cemitério de Guabiruba é abandonado após sepultamento de vítimas de doenças contagiosas: