História das primeiras famílias pretas de Brusque vira tema de documentário
Projeto está em fase de produção
Projeto está em fase de produção
A história das primeiras famílias pretas de Brusque se tornou tema do documentário Vidas Interligadas, dirigido pelo jornalista João Paulo da Silva. O projeto também contará as histórias de comunidades quilombolas de Santa Catarina, fazendo uma relação entre os moradores de Brusque e os quilombolas.
Entre as muitas famílias acolhidas no município, uma delas teve origem ainda no período da escravatura no Brasil e, fugindo da escravização, veio a Brusque para uma nova vida de liberdade. O documentário irá contar a história da primeira família, ainda de escravizados, até as mais recentes.
“É importante pensarmos as cidades sendo constituída pela diversidade cultural que nosso país tem. A realidade é que muitas vezes as pessoas pretas são reconhecidas pela força do trabalho, uma visão utilitarista, mas sem voz para contar as suas histórias”, afirma o diretor.
João ainda destaca que o trabalho está em fase de produção e que, quando o material for finalizado, toda comunidade terá acesso ao filme e poderá conhecer mais dessas histórias.
Além disso, será criado um site do projeto e mídias sociais, para que as pessoas possam acompanhar o andamento da produção.
O projeto foi contemplado pela lei Paulo Gustavo do Governo Federal, Ministério da Cultura, e viabilizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.
1. Polícia Civil realiza ação para fiscalizar empresas sobre condições análogas a trabalho escravo em Brusque
2. Previsão climática para a segunda quinzena de outubro em Brusque: saiba o que esperar
3. Trabalhador morre em explosão em empresa de Blumenau
4. Transtornos psicóticos, depressivos e de ansiedade são as principais demandas nos Caps em Brusque, em 2024
5. Obra do novo trevo da rodovia Antônio Heil pode começar ainda em outubro
Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque: