Homem é condenado por matar o próprio irmão em Itajaí
Vítima foi para o hospital após ser atingida por tesouradas e recebeu golpe de faca após retornar para casa
Vítima foi para o hospital após ser atingida por tesouradas e recebeu golpe de faca após retornar para casa
Em Itajaí, um homem foi condenado a 26 anos e 11 meses de reclusão, por matar o próprio irmão. Os jurados acolheram integralmente a sustentação em plenário da Promotora de Justiça Larissa Moreno da Costa. Por maioria, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade, a autoria, e as qualificadoras do crime, afastando todas as teses defensivas. O homicídio aconteceu em 17 de julho do ano passado, e a condenação foi proferida nesta quinta-feira, 27.
O réu foi condenado por homicídio qualificado como motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele também registra maus antecedentes, conforme relatou em plenário o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). Ele tinha condenações por roubo, tentativa de roubo, apropriação indébita, tráfico e ameaça. A pena foi agravada também pelo fratricídio, pois o crime foi praticado contra o próprio irmão.
A vítima deixou um filho de um ano e meio de idade.
Conforme denúncia da 8ª Promotoria de Justiça de Itajaí, o crime aconteceu após uma discussão entre os dois. A vítima reprovava o modo que o réu, usuário de drogas, tratava os pais. O crime aconteceu por volta de 1h, na casa do pai do condenado e da vítima, no bairro Cordeiros, quando o réu pegou uma tesoura e golpeou o irmão diversas vezes.
A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de ser atendido, o irmão voltou para a casa.
Conforme relato de testemunhas em plenário, o réu estava escondido na parte de trás da residência. Ele surpreendeu o irmão, que mesmo ainda se recuperando dos ferimentos, por causa das agressões anteriores, teria corrido pela rua. O condenado então, passou a persegui-lo de carro. Quando conseguiu alcançar o irmão, o réu desferiu um golpe de faca na vítima. Ele morreu quatro dias depois no hospital, em razão dos ferimentos.
O resultado do julgamento era esperado pelo Ministério Público, em relação aos fatos que foram gravíssimos, em um caso extremamente difícil, relata a Promotora de Justiça Larissa Moreno Costa.
“No plenário estavam a mãe dos dois, e a companheira da vítima. Eles têm um filho hoje com dois anos e meio de idade. Infelizmente uma tragédia familiar, mas que recebeu a resposta do Conselho de Sentença, e a população de Itajaí. E por isso hoje, o Ministério Público está muito satisfeito com o resultado”, completa.
O réu vai cumprir a sentença em regime fechado e o juízo negou a ele o direito de recorrer em liberdade.
Leia também os destaques da semana:
1. Programa para transformar Brusque em “cidade inteligente” será lançado no começo de julho; conheça propostas
2. Bispo eleito de Rio do Sul, padre Adalberto agradece por período no seminário em Brusque: “vou levar no coração”
3. Beto Carrero World anuncia encerramento de zoológico do parque após 32 anos
4. Vice-prefeito de Brusque anuncia restauração de trecho da rodovia Antônio Heil entre Dom Joaquim e Jardim Maluche
5. Câmara de Brusque define salários de prefeito, vereadores e secretários municipais para 2025-28
Testemunhas relembram queda de avião em Guabiruba que matou piloto e copiloto em 1995: