Prefeitura entrega mapas físicos da cidade ao Museu Casa de Brusque
Eles ficarão expostos como acervo do museu
Eles ficarão expostos como acervo do museu
Na última semana, a Prefeitura de Brusque oficializou a entrega dos antigos mapas físicos de cadastro ao Museu Casa de Brusque.
“A entrega dos mapas físicos ao Museu Casa de Brusque representa não apenas a preservação da memória cartográfica da cidade, mas também a transição definitiva para uma nova era de gestão territorial baseada em geotecnologias”, diz a chefe do setor de geoprocessamento (GeoBrusque), Camila da Silva.
Segundo Camila, o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) torna o cadastro territorial “vivo”, permitindo atualizações constantes e integradas a diversas bases de dados municipais.
“Os mapas físicos carregam um registro de décadas de evolução urbana e agora terão o seu devido espaço como parte do patrimônio municipal”, acrescenta.
Estes mapas físicos por décadas cumpriram seus papeis, tanto para identificação territorial, quanto no auxílio na cobrança de impostos. Agora, irão desempenhar uma nova função.
O diretor-geral da Fazenda, Felipe Fabiani, afirma que há anos a fiscalização tributária imobiliária é feita por sistemas informatizados de geoprocessamento, em que os mapas impressos não são mais utilizados. Agora, os mapas serão expostos no museu como parte do acervo de Brusque.
Leia também:
1. Prefeitura de Brusque realizará leilão de imóveis ociosos para adquirir terrenos de novos terminais de ônibus
2. Conheça a história do imigrante alemão que jogava escravos dentro de fossos como punição em Brusque
3. Papa Francisco apresenta leve insuficiência renal, diz Vaticano
4. Alexandre de Moraes solta pastor blumenauense preso em operação contra atos de 8 de janeiro
5. Guabiruba entre casas antigas e cachoeiras: rua Lorena exibe seu charme
Danceteria Komitte reuniu jovens dos anos 1990 e 2000 em diversas festas temáticas: