Transformação do PA do Santa Terezinha em UPA é discutida em Brasília
Prefeitura quer restabelecer unidade conquistada há 15 anos
Prefeitura quer restabelecer unidade conquistada há 15 anos
Uma comitiva da Prefeitura de Brusque em Brasília discutiu, na semana passada, a transformação do Pronto Atendimento (PA) do bairro Santa Terezinha em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A habilitação depende do governo federal, e foi tratada pela secretária de Saúde, Thayse Rosa, em reunião no Ministério da Saúde.
A UPA de Brusque havia sido contemplada há 15 anos, mas, em meio às trocas de prefeito e mudanças de políticas, houve a revogação do serviço. Em 2023, o PA foi inaugurado, mas a prefeitura pretende reverter a revogação e tornar o espaço uma UPA.
De acordo com a prefeitura, com a futura mudança, será possível oferecer serviços como raio-x, exames de imagem, entre outros. O Executivo afirma que Brusque e os outros 13 municípios do Médio Vale do Itajaí não contam com UPA em funcionamento.
“Essa realidade impacta diretamente no tempo de espera nos hospitais da região, tornando urgente a necessidade de um pronto atendimento estruturado, que atenda demandas específicas”, defende Thayse.
Durante a reunião no Ministério da Saúde, que contou com a presença de representantes jurídicos do ministério e da diretora do departamento de economia, foram discutidas duas frentes de atuação: a solicitação de uma nova habilitação da UPA do zero e a tentativa de revogação do pedido que “encerrou” a unidade.
Leia também:
1. Calor de fevereiro de 2025 é o maior registrado no mês nos últimos 11 anos em Brusque
2. Brusque vence o Concórdia de virada, com goleada e três gols de Guilherme Pira
3. Brusque lidera ranking estadual de capacidade em proteção e Defesa Civil
4. Polícia prende suspeito de matar homem a facadas após discussão em casa noturna de Brusque
5. TriVale Cap: Confira os moradores de Brusque premiados no sorteio
Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20: