Advogado de defesa afirma que Jocimar dos Santos foi vítima de uma armação

Após pagamento de fiança, Richard Olivette detalha que vereador está em casa com tornozeleira eletrônica

Advogado de defesa afirma que Jocimar dos Santos foi vítima de uma armação

Após pagamento de fiança, Richard Olivette detalha que vereador está em casa com tornozeleira eletrônica

O advogado de defesa do vereador Jocimar dos Santos (DC), Richard Olivette, afirma que o vereador foi vítima de uma armação. O advogado falou com a imprensa após a coletiva na Câmara de Brusque, na manhã desta segunda-feira, 4.

Jocimar foi preso em flagrante no fim da última semana após ser denunciado pelo seu suplente, Eder Leite (DC), por possível esquema de rachadinha. O advogado detalha que o vereador, ao falar com a defesa, se demostrou indignado com a situação.

“Todos na cidade conhecem a reputação dele. Ele jamais seria capaz de cometer esse ato. Isso foi um golpe, foi premeditado, foi armado em flagrante, preparado para acabar com a carreira política dele e tirar ele do cenário político da cidade de Brusque”, afirma.

Conforme o advogado, a defesa aguarda mais informações das investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Ministério Público.

Ele explica que Jocimar só vai se pronunciar após ter detalhes do inquérito da polícia, que ainda não foi concluído. “Enquanto todas as provas ainda não estiverem esclarecidas, a defesa não vai se pronunciar. O que vamos buscar é a verdade e a justiça”, comenta.

Ao ser questionado sobre as intenções de Eder Leite, o suplente que denunciou Jocimar, Richard reforça que a defesa só vai se pronunciar após a finalização do inquérito.

“O que se pode dizer é que esse dinheiro que estava ali não é referente a crime de rachadinha, ou qualquer tipo de crime”, diz. “Aparentemente, a polícia agiu conforme ela foi motivada, quem procurou a polícia foi o suplente Eder. Meia palavra para bom entendedor basta”, comenta.

Sobre o conluio, o advogado aponta a possibilidade de ter mais de cinco pessoas envolvidas. Ele ainda detalha que elas ocupam cargos públicos. Contudo, não citou nomes e outros detalhes.

“O vereador ocupa um cargo, o qual eles têm interesse de ocupar. No ano que vem tem uma eleição direta, no qual o vereador é um dos mais bem votados dentro do partido e isso tiraria ele do cenário”, completa.

Tornozeleira eletrônica

Segundo o advogado, Jocimar está em casa com a família “orando e aguardando o momento certo para se pronunciar”. O vereador usa uma tornozeleira eletrônica, não pode se aproximar da Câmara e nem ter contato com agentes públicos.

Em relação ao processo de cassação que deve ser pautado no Legislativo, Richard aponta que o vereador já está pronto para se defender, mas é orientado pelos advogados a aguardar.

“Ele já gostaria de estar aqui, conversando com a imprensa. Mas a gente orienta ele a não se pronunciar até ter as provas robustas e necessárias para provar a verdade. A Câmara vai seguir o rito, conforme o devido processo legal, do princípio da ampla defesa e do contraditório, para que ele possa apresentar sua defesa”, continua.

Leia mais:

 “Qualquer relacionamento político com vereador Jocimar está cortado”, diz prefeito André Vechi
– Justiça de Brusque estipula fiança para libertar vereador Jocimar dos Santos; saiba valor e condições
– Jocimar dos Santos é terceiro vereador preso em Brusque na história
– Suplente que denunciou Jocimar conta tudo o que aconteceu antes, durante e depois da prisão do vereador
– Repercussões da prisão de Jocimar: DC diz que “não imaginava”, enquanto oposição quer cassação

Além disso, Richard detalha que o pagamento da fiança é uma questão particular, mas aponta que a família precisou levantar as economias.

Por fim, ao ser questionado sobre a investigação em Jaraguá do Sul, onde Jocimar foi acusado de cobrar 10% do salário de assessores, o advogado ressalta a defesa do vereador. Neste caso, o inquérito foi arquivado pelo MP-SC.

“Jamais ele pensou em rachar salário, a história dele mostra isso. Ele tem 20 anos como vereador. Outros tiveram na cadeira, e ele jamais falou a qualquer momento sobre rachar salário”, finaliza.

Prisão

prisão do vereador Jocimar dos Santos, realizada na noite desta quinta-feira, 30, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), está relacionada a uma investigação de esquema de rachadinha, do qual ele é suspeito de integrar.

Conforme fontes com conhecimento do caso ouvidas por O Município, o vereador marcou um encontro nesta quinta à noite, nas proximidades do Banco do Brasil, no Centro de Brusque.

Esse encontro foi com seu suplente, Eder Leite, que assumiu o cargo recentemente, quando Jocimar se licenciou do mandato. Eles foram fotografados no momento em que Eder entregava a Jocimar dinheiro, que, segundo as investigações, é parte do seu salário como vereador.

Eles não sabiam, mas estavam sendo previamente monitorados pelo Gaeco, que efetuou a prisão de Jocimar em flagrante.


Assista agora mesmo!

BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo