Alesc aprova projeto que prevê multa por porte de drogas em Santa Catarina

Deputado que é autor do projeto criticou STF, em referência à recente descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Alesc aprova projeto que prevê multa por porte de drogas em Santa Catarina

Deputado que é autor do projeto criticou STF, em referência à recente descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

O projeto de lei que estipula multa para quem portar e usar drogas em ambientes públicos em Santa Catarina foi aprovado na Assembleia Legislativa do estado. A aprovação aconteceu durante sessão itinerante da Alesc em Criciúma, no Sul do estado, na terça-feira, 2.

A proposta é do deputado estadual Jessé Lopes (PL-SC). O texto agora depende de sanção do governador Jorginho Mello (PL) para virar lei. A multa é de um salário mínimo.

Do total arrecadado com as multas, 50% dos recursos serão aplicados no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e 25% para o Fundo Estadual da Saúde.

Jessé Lopes criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), em referência à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, uma decisão recente da Corte. Além disso, o deputado disse que o Supremo legisla, função que não é de competência da Corte.

“Temos um STF que legisla, passa por cima da Câmara dos Deputados, que deveria decidir essa questão”, criticou o parlamentar. Foi registrado somente um voto contrário ao projeto. Outros deputados também criticaram a decisão do STF.

Único voto contrário ao projeto, o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), alegou que a matéria é inconstitucional por, segundo ele, se tratar de assunto que é de competência federal. “O debate sobre drogas é mais amplo. Se resolve com muita inteligência, pesquisa e investigação”, disse.

Leia também:

1. Abel Moda Vôlei estreia no Campeonato Catarinense em agosto
2. Perícia avaliará possibilidade de acesso alternativo a condomínio sem afetar área do parque Zoobotânico
3. Previsão sinaliza chegada das primeiras chuvas de julho em Brusque; descubra quando
4. Antecedendo o caos do primeiro filme, “Um Lugar Silencioso: Dia Um” chega aos cinemas de Brusque; confira programação das sessões
5. Aprovados em concursos públicos em Brusque serão chamados gradativamente, diz RH da prefeitura


Assista agora mesmo!

“Jogo da mentira” trazido da Itália, brìscola é praticada em Botuverá há quase 150 anos:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo